O
GP da Espanha é sempre uma corrida previsível para F1, com exceção talvez da
vitória de Pastor Maldonado com a Williams, o circuito é a casa de testes da
categoria, e geralmente a qualificação reflete as forças das equipes na temporada. Nesse
momento de verdade, as Mercedes dominam a qualificação, o que é ótimo para
Hamilton que lidera o campeonato e larga na pole position dessa corrida
previsível. Bottas confirma o domínio prateado e fica em segundo, Vettel sem
muito esforço só larga em terceiro, e com a obrigação de reverter a maré de azar.
Em quarto Raikkonen, em quinto Ricciardo, em sexto Verstapen, em sétimo um
surpreendente Magnussen e em oitavo o piloto da casa Fernando Alonso.
A corrida começa com a previsão de chuva, o que pode
favorecer a algumas surpresas da corrida. A largada é movimentada, as Mercedes
se defendem de Vettel, apesar de Hamilton se manter na ponta, no fim da reta,
Bottas acaba sendo ultrapassado por Vettel, a confusão começa após a primeira
curva, Romain Grosjean acaba perdendo a traseira do carro e para não rodar
continua acelerando o carro, porém ele volta com o carro desgovernado a pista e
dois pilotos o atingem, Nico Hulkenberg e Pierre Gasly, para outros como Ocon e
Alonso a sorte sorriu, conseguindo escapar ilesos. A imprudência de Grosjean
custou caro para ele, pois a sua imagem se desgasta cada vez mais devido a
esses erros.
Na volta sete a relargada acontece, Alonso pressiona Ocon, e
por fora na curva três ele consegue a ultrapassagem, simplesmente sensacional.
O espanhol na volta seguinte começa a pressionar o bom Leclerc. Na frente Lewis
Hamilton faz seguidamente voltas mais rápidas, abrindo uma boa diferença para a
Ferrari de Vettel.
Romain Grosjean aprontando logo na largada. |
Da volta oito até a dezoito, nada aconteceu na corrida, se o
sujeito quisesse ir à cozinha para tomar café, ligar para a mãe e desejar Feliz dia das mães, poderia
fazê-lo sem nenhuma dor na consciência. Mas na volta dezoito, Vettel para nos
pits, antecipando um pouco a parada. Na volta vinte é a vez de Bottas parar. O
alemão ultrapassa Magnussen e de quebra, coloca o carro da Haas entre eles.
O ciclo de pit stop começa e várias estratégias se formam,
as Red Bull, Raikkonen e Hamilton prologam o stint de parada.
Na volta vinte e cinco o carro de Raikkonen perde potência e
ele perde várias posições, ele leva seu carro aos boxes e abandona a corrida.
Enquanto isso, Leclerc na volta vinte e seis, e Alonso na vinte e sete,
ultrapassam Brendon Hartley no fim da reta.
Na passagem vinte e nove, Sainz e Ericsson brigam
intensamente, e por muito pouco não se tocam, a torcida vibra e incentiva Sainz
a continuar com o ataque, na volta seguinte ele tenta novamente mas também não
consegue, e nisso Leclerc e Alonso chegam ao pelotão.
Na passagem 33, ou seja, na metade da corrida, Ricciardo
para nos pits e na volta seguinte Verstappen, que liderava a corrida também
para também.
Com quarenta giros completadas a corrida volta a ficar
monótona, nem mesmo o abandono de Ocon é capaz de arrumar o pelotão, o safety
car virtual não coloca fogo na corrida. A Ferrari chama Vettel, porém a parada
da equipe é ruim, e apesar de sair lado a lado com Verstappen, Vettel perde a
posição.
Na relargada, Verstappen, que estava em terceiro, quando a
corrida recomeça e acerta Sirotkin, o piloto russo tem o pneu furado e Max fica
com o carro com parte da asa quebrada. É a chance de Vettel passar pela Red
Bull e ir ao pódio. Quem se deu muito bem na relargada foi Alonso, que
inteligentemente saiu embutido na traseira do garoto Leclerc e o ultrapassou no
fim da reta.
Faltando sete voltas para o fim, Pérez ultrapassa Leclerc e
assume a nona posição. Mais a frente, Vettel até se esforça, mas não consegue
se aproximar de Verstappen.
A felicidade incontida e Lewis com a vitória. |
Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho:
1º. Hamilton – 9,5
Fez uma corrida quase perfeita, faltando apenas a volta mais
rápida. Deixa para trás as críticas e embala a sua segunda vitória consecutiva.
Vai construindo o seu pentacampeonato.
2º. Bottas – 8,0
Largou na primeira fila, perdeu a segunda posição na
largada, mas foi rápido e constante, conseguindo assim recuperar na estratégia
o segundo lugar.
3º. Verstappen – 7,5
Foi discreto na qualificação, mas largou super bem, pulando
para quinto. Na corrida mostrou ter um bom ritmo, errou feio ao acertar
Sirotikin, porém mesmo com a asa um pouco danificada, manteve o bom ritmo. Um
piloto fantástico que pilota além dos limites às vezes.
4º. Vettel
– 7,0
Um resultado muito ruim para o alemão, que pulou para
segundo na largada e tinha ritmo para pelo menos chegar ao pódio. A opção por
duas paradas se mostrou frustrante e mais uma vez perde pontos importantes na disputa
pelo título.
5º. Ricciardo
– 6,5
Foi discreto a corrida inteira, e apesar de fazer voltas
voadoras, não conseguia se aproximar de Vettel. Muito estranho o seu desempenho
irregular.
6º. Magnussen
– 8,0
Salvou o dia da Haas, se qualificou muito bem e foi
constante a corrida inteira, chegando em um bom sexto lugar.
7º. Sainz – 8,0
Um dos pilotos da casa fez por merecer o carinho da torcida.
Apesar de se qualificar mal, se recuperou na largada com a confusão causada por
Grosjean. E mostra que a Renault tem sim a quinta força nesse campeonato.
8o. Alonso – 8,0
Se qualificou muito bem, mas se envolveu na confusão da
largada, perdeu posições e teve de remar muito para conquistar esse oitavo
posto. A Mclaren desse ano melhorou, mas ainda assim, está longe de ser uma
potência.
9o. Pérez – 7,0
Agressivo e combativo Pérez sempre foi, e no GP da Espanha
esses atributos do mexicano o ajudaram a conquistar essa nona colocação. É
triste ver a Force India decair tanto de um ano para o outro.
10o. Leclerc – 7,0
O monegasco consegue tirar leite de pedra com o carro da
Sauber. Talvez, se fosse mais experiente poderia ter complicado mais a vida de
Alonso e Pérez, mas com um carro tão ruim é difícil avaliar se isso era
realmente possível. O garoto vai somando pontos e prestígio.
A próxima corrida será nas ruas estreitas e charmosa de
Mônaco, a Ferrari dessa vez vai ainda mais pressionada, e se Vettel quiser ser
campeão precisa vencer urgentemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário