segunda-feira, 14 de maio de 2018

HAMILTON ABSOLUTO NA ESPANHA


     O GP da Espanha é sempre uma corrida previsível para F1, com exceção talvez da vitória de Pastor Maldonado com a Williams, o circuito é a casa de testes da categoria, e geralmente a qualificação reflete as forças das equipes na temporada. Nesse momento de verdade, as Mercedes dominam a qualificação, o que é ótimo para Hamilton que lidera o campeonato e larga na pole position dessa corrida previsível. Bottas confirma o domínio prateado e fica em segundo, Vettel sem muito esforço só larga em terceiro, e com a obrigação de reverter a maré de azar. Em quarto Raikkonen, em quinto Ricciardo, em sexto Verstapen, em sétimo um surpreendente Magnussen e em oitavo o piloto da casa Fernando Alonso.

     A corrida começa com a previsão de chuva, o que pode favorecer a algumas surpresas da corrida. A largada é movimentada, as Mercedes se defendem de Vettel, apesar de Hamilton se manter na ponta, no fim da reta, Bottas acaba sendo ultrapassado por Vettel, a confusão começa após a primeira curva, Romain Grosjean acaba perdendo a traseira do carro e para não rodar continua acelerando o carro, porém ele volta com o carro desgovernado a pista e dois pilotos o atingem, Nico Hulkenberg e Pierre Gasly, para outros como Ocon e Alonso a sorte sorriu, conseguindo escapar ilesos. A imprudência de Grosjean custou caro para ele, pois a sua imagem se desgasta cada vez mais devido a esses erros.



     Na volta sete a relargada acontece, Alonso pressiona Ocon, e por fora na curva três ele consegue a ultrapassagem, simplesmente sensacional. O espanhol na volta seguinte começa a pressionar o bom Leclerc. Na frente Lewis Hamilton faz seguidamente voltas mais rápidas, abrindo uma boa diferença para a Ferrari de Vettel.

Romain Grosjean aprontando logo na largada.


     Da volta oito até a dezoito, nada aconteceu na corrida, se o sujeito quisesse ir à cozinha para tomar café, ligar para a mãe e desejar Feliz dia das mães, poderia fazê-lo sem nenhuma dor na consciência. Mas na volta dezoito, Vettel para nos pits, antecipando um pouco a parada. Na volta vinte é a vez de Bottas parar. O alemão ultrapassa Magnussen e de quebra, coloca o carro da Haas entre eles. 

    O ciclo de pit stop começa e várias estratégias se formam, as Red Bull, Raikkonen e Hamilton prologam o stint de parada.

     Na volta vinte e cinco o carro de Raikkonen perde potência e ele perde várias posições, ele leva seu carro aos boxes e abandona a corrida. Enquanto isso, Leclerc na volta vinte e seis, e Alonso na vinte e sete, ultrapassam Brendon Hartley no fim da reta.

     Na passagem vinte e nove, Sainz e Ericsson brigam intensamente, e por muito pouco não se tocam, a torcida vibra e incentiva Sainz a continuar com o ataque, na volta seguinte ele tenta novamente mas também não consegue, e nisso Leclerc e Alonso chegam ao pelotão.

     Na passagem 33, ou seja, na metade da corrida, Ricciardo para nos pits e na volta seguinte Verstappen, que liderava a corrida também para também.

     Com quarenta giros completadas a corrida volta a ficar monótona, nem mesmo o abandono de Ocon é capaz de arrumar o pelotão, o safety car virtual não coloca fogo na corrida. A Ferrari chama Vettel, porém a parada da equipe é ruim, e apesar de sair lado a lado com Verstappen, Vettel perde a posição.

     Na relargada, Verstappen, que estava em terceiro, quando a corrida recomeça e acerta Sirotkin, o piloto russo tem o pneu furado e Max fica com o carro com parte da asa quebrada. É a chance de Vettel passar pela Red Bull e ir ao pódio. Quem se deu muito bem na relargada foi Alonso, que inteligentemente saiu embutido na traseira do garoto Leclerc e o ultrapassou no fim da reta.
     
    Faltando sete voltas para o fim, Pérez ultrapassa Leclerc e assume a nona posição. Mais a frente, Vettel até se esforça, mas não consegue se aproximar de Verstappen.

     Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro, festeja muito e de quebra abre dezessete pontos para Vettel na temporada. Bottas faz a dobradinha da Mercedes com o segundo posto, e um heroico Max Verstappen fecha os três primeiros no pódio.

A felicidade incontida e Lewis com a vitória.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho:

1º. Hamilton – 9,5
Fez uma corrida quase perfeita, faltando apenas a volta mais rápida. Deixa para trás as críticas e embala a sua segunda vitória consecutiva. Vai construindo o seu pentacampeonato.

2º. Bottas – 8,0
Largou na primeira fila, perdeu a segunda posição na largada, mas foi rápido e constante, conseguindo assim recuperar na estratégia o segundo lugar.

3º. Verstappen – 7,5
Foi discreto na qualificação, mas largou super bem, pulando para quinto. Na corrida mostrou ter um bom ritmo, errou feio ao acertar Sirotikin, porém mesmo com a asa um pouco danificada, manteve o bom ritmo. Um piloto fantástico que pilota além dos limites às vezes.

4º. Vettel – 7,0
Um resultado muito ruim para o alemão, que pulou para segundo na largada e tinha ritmo para pelo menos chegar ao pódio. A opção por duas paradas se mostrou frustrante e mais uma vez perde pontos importantes na disputa pelo título.

5º. Ricciardo – 6,5
Foi discreto a corrida inteira, e apesar de fazer voltas voadoras, não conseguia se aproximar de Vettel. Muito estranho o seu desempenho irregular.

6º. Magnussen – 8,0
Salvou o dia da Haas, se qualificou muito bem e foi constante a corrida inteira, chegando em um bom sexto lugar.

7º. Sainz – 8,0
Um dos pilotos da casa fez por merecer o carinho da torcida. Apesar de se qualificar mal, se recuperou na largada com a confusão causada por Grosjean. E mostra que a Renault tem sim a quinta força nesse campeonato.

8o. Alonso – 8,0
Se qualificou muito bem, mas se envolveu na confusão da largada, perdeu posições e teve de remar muito para conquistar esse oitavo posto. A Mclaren desse ano melhorou, mas ainda assim, está longe de ser uma potência.

9o. Pérez – 7,0
Agressivo e combativo Pérez sempre foi, e no GP da Espanha esses atributos do mexicano o ajudaram a conquistar essa nona colocação. É triste ver a Force India decair tanto de um ano para o outro.

10o. Leclerc –  7,0
O monegasco consegue tirar leite de pedra com o carro da Sauber. Talvez, se fosse mais experiente poderia ter complicado mais a vida de Alonso e Pérez, mas com um carro tão ruim é difícil avaliar se isso era realmente possível. O garoto vai somando pontos e prestígio.

     A próxima corrida será nas ruas estreitas e charmosa de Mônaco, a Ferrari dessa vez vai ainda mais pressionada, e se Vettel quiser ser campeão precisa vencer urgentemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...