domingo, 29 de abril de 2018

VAI TER SORTE ASSIM LÁ EM BAKU.

O maravilhoso e imprevisível circo da F1 desembarca nas ruas do Azerbaijão para mais uma etapa sensacional. O clima agradável, os fortes ventos, somados a um circuito de rua estreito e extremamente rápido trazem os ingredientes perfeitos para mais um round na disputa entre Mercedes e Ferrari, Hamilton e Vettel. O inglês não venceu nenhuma etapa esse ano ainda e o alemão por conta de uma barbeiragem de Verstappen perdeu pontos preciosos na disputa pelo título na última corrida.

Nos treinos, mais uma vez Vettel conquistou s pole position com uma excelente volta, e apesar de largar apenas em sexto, Raikkonen mostrou a força da Ferrari, pois vinha para fazer a pole, mas errou feio  na última curva, perdendo muito tempo. Hamilton ressuscita e consegue uma vaga na primeira fila, mostrando que está vivo na disputa. Bottas fez o terceiro melhor tempo, seguido por Ricciardo e Verstappen.

Na largada os carros meio que se mantém nas mesmas posições, porém na curva seguinte Raikkonen e Ocon se tocam, pior para o piloto da Force India, que abandonou. Mais atrás um salseiro é formado, vários carros se tocam. Sirotikin perde o controle na reta devido aos contatos, acerta Alonso e acaba abandonando. Fernando Alonso com um pneu furado se arrasta até os boxes, mas permanece na corrida. Raikkonen também para nos pit e coloca os pneus mais duros, para ter um stint mais longo na corrida e quem sabe, na estratégia e na sorte possa vencer a etapa.

Ocon fecha a porte de Raikkoen e leva a pior.

Com muitos detritos na pista a corrida só recomeça na volta seis, Verstappen pressiona e passa Ricciardo, Sainz se aproveita da briga interna da Red Bull e também passa Ricciardo. no fim da reta, Sainz e Verstappen fazem uma boa disputa, mesmo sem o DRS. Mais atrás, Raikkonen já pula para décimo primeiro.

Após oito voltas, Vettel vai abrindo uma boa diferença para as Mercedes. Sainz e Verstappen também continuam com o confronto e Hulkenberg, com a outra Renault, ultrapassa Gasly e entra na disputa. As batalhas entre os pilotos da Red Bull e Renault são equilibradas pois os carros tem o mesmo motor Renault. Sainz finalmente finaliza Verstappen e Hulkenberg passa por Ricciardo. Raikkonen fecha a volta em décimo.

Na volta dez, é a vez de Hulkenberg ultrapassar Verstappen, excelente começo de prova para a equipe francesa. Mais a frente, Hamilton começa a reagir e passa a virar mais rápido do que Vettel. 

Na volta onze, Hulkeneberg, escapa, bate no furo e acaba abandonando, uma pena pois tinha carro para se manter a frente. Na mesma volta, Ricciardo e Verstappen se tocam, claro que, Verstappen é quem joga o carro em cima de Ricciardo, os dois perdem tempo e Verstappen fica na frente. 

O impetuoso Verstappen quase acaba com a corrida das Red Bull.


Na passagem quinze, Kimi ultrapassa Stroll e assume o nono lugar, Verstappen volta a se aproximar de Sainz e no fim da volta, Sainz para nos pit. Um galho de árvore cai na pista mas rapidamente é recolhido da pista.

Na volta dezessete, finalmente Raikkonen ultrapassa Leclerc e pode finalmente atacar as Red Bull. Hamilton que havia errado algumas voltas antes, volta a andar mais rápido do que Vettel, inclusive fazendo a volta mais rápida da corrida.

A corrida entra em compasso de espera para os pit stop dos ponteiros. Quando finalmente faz a diferença cair para três segundos, Hamilton erra novamente, e pior desgasta os pneus por causa da freada mais brusca na curva um. A diferença sobe para oito segundos. Na volta vinte e dois, Hamilton antecipa a parada e para nos pit. 

Vettel permanece na pista, não reagindo a ação da Mercedes. O que pode ajudar Vettel é a aproximação de Verstappen em Hamilton.  

A corrida chega em sua metade das cinquenta e uma voltas programadas. Leclerc, o destaque da corrida com a Sauber, para nos pit.

Ricciardo tenta a ultrapassagem em Verstappen, que novamente se joga a frente de Ricciardo e consegue se manter na frente do companheiro, mais uma vez, quase que as Red Bull se encontram, quem agradece é Hamilton, que escapa de ambos.

Após trinta giros, é possível ver o alto desgaste dos pneus de Vettel, que para nos pit e coloca pneus macios, que são os mais duros do fim de semana. A Mercedes mantém Bottas na pista para colocar os pneus ultra macios no stint final da prova. 

A estratégia da Ferrari parece ser a errada, uma vez que Bottas continua a abrir diferença para Vettel, talvez, até arriscar duas paradas fosse melhor do que colocar os pneus duros. 

Após trinta e cinco voltas de corrida, Daniel Ricciardo ultrapassa Verstappen, sempre com muito arrojo, travando roda, no limite. Na volta seguinte é a vez de Verstappen atacar Ricciardo.

A ultrapassagem de Ricciardo é sofrida.


Faltando treze voltas para o fim Ricciardo para nos boxes e coloca os ultra macios, para ir até o fim em ritmo de classificação. Na volta seguinte é a vez de Verstappen parar nos pit. Para desespero de Ricciardo, seu companheiro Verstappen volta a sua frente. Bottas após quarenta e duas voltas consegue fazer a volta mais rápida da corrida. A corrida se encaminha para Bottas que ainda não parou.

Faltando dez voltas para o fim, finalmente a promessa se cumpre, Ricciardo e Verstappen se encontram na primeira curva e batem. O safety car é acionado. Bottas, o líder para nos pit. E todos os outros também param. As últimas corridas serão espetaculares.



Com safety car na pista os cinco primeiros são: Bottas, Vettel, Hamilton, Raikkonen e Perez. Um dos acontecimentos mais bizarros acontece em regime de safety car, Romain Grosjean, em sexto lugar, aquecendo os pneus, perde o controle do carro e bate forte no muro. A corrida que iria recomeçar mais ou menos com oito voltas, agora se começar com cinco seria lucro. Pouquíssima vezes se viu um erro tão grotesco de um piloto.

Sozinho, Grosjean joga fora a sua corrida.



Faltando quatro voltas para o fim a corrida recomeça, Vettel força tudo na relargada e acaba errando, perdendo as posições para Hamilton e Raikkonen, comprometendo sua corrida de vez.  Vettel errou, arriscou demais e pagou o preço. Bottas, vencendo a corrida, teve o pneu furado por conta de um detrito e abandona a corrida. A corrida cai no colo de Hamilton. Pérez ultrapassa Vettel, que está com os pneus em frangalhos.

Vettel força demais, erra e paga o preço caindo para quarto.


Hamilton, imprimindo um bom ritmo cruza a linha de chegada em primeiro, com Raikkonen em segundo e Sérgio Pérez em terceiro. Mesmo não estando em sua melhor forma, o inglês hoje, mais do que nunca, teve sorte e sai de Baku na liderança do campeonato.

1o. Hamilton - 8,0

Fez uma boa qualificação e uma boa corrida, nada de espetacular entretanto. Na relargada soube ser agressivo e forçou Vettel ao erro, depois a sorte lhe sorriu e a vitória caiu em seu colo. De quebra é o líder da temporada, mesmo não sendo brilhante em momento algum.

2o. Raikkonen - 7,0

Errou na qualificação, mas fez uma corrida correta, esperou que algo ocorresse na prova para voltar a briga e o safety car no fim da prova lhe deu essa oportunidade.

3o. Pérez - 8,0

Não foi tão bem na qualificação, mas foi combativo a corrida inteira e soube ganhar as posições em virtude do erro dos outros. 

4o. Vettel - 6,5

Fez a pole, vinha para vencer a prova, ou pelo menos ser segundo, mas errou sozinho e pagou o preço. Duas corridas com pódio assegurado jogadas no lixo, podia ser líder da temporada, porém agora é segundo. Lembra muito a fase do ano passado, com Cingapura e Malásia. Precisa se recuperar se quiser ser pentacampeão.

5o. Sainz - 8,5

Fez um início de prova brilhante, extremamente arrojado e competitivo. Após o safety car conquistou a posição de Leclerc e fechou o dia muito bem, ainda mais porque Hulkenberg abandonou a prova.

6o. Leclerc - 9,0

O piloto do dia. Sempre andou entre os ponteiros, mesmo tendo um carro inferior. Conquistou os pontos com muita justiça e técnica.

7o. Alonso - 7,0

Estava fora dos pontos a corrida inteira, mas com a sua regularidade conseguiu ganhar as posições necessárias para sair da décima segunda posição para a sétima. Sempre sensacional.

8o. Stroll - 7,0

Conquistar pontos com esse carro da Williams não é fácil, mas Stroll conseguiu levar bem seu carro e mostrou andar bem novamente em Baku. Não é tão ruim quanto alguns dizem, pelo contrário, tem um talento bem razoável.

9o. Vandoorne - 6,0

Comparar seu desempenho com o de Alonso é cruel para qualquer um, então o máximo que se pode fazer é ficar próximo de seu companheiro. Vandoorne até se esforça, mas até isso, às vezes, é difícil para ele.

10o. Hartley - 5,0

Fez besteira na qualificação, atrapalhou seu companheiro de equipe e na corrida apenas sobreviveu. 


Daqui a duas semanas as emoções da F1 são na Catalunya, no GP da Espanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...