sexta-feira, 23 de março de 2018

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - DONINGTON


Vocês já pensaram na definição de perfeição no automobilismo? Muitos pilotos são capazes de fazerem voltas rápidas, repletas de talento e audácia. Alguns conseguem fazer corridas inesquecíveis, que marcam a história do esporte. Outros conseguem ultrapassagens cheias de sagacidade e eternizam esse momento épico. Tudo isso aconteceu em abril de 1993 no GP da Europa em Donington Park. 

O circuito inglês sediou pela primeira e única vez um GP em 1993, o que poderia ser um rodapé na história da categoria se transformou em uma corrida épica, que por obra do destino se tornou uma corrida memorável por causa de um piloto: Ayrton Senna. A ironia foi que a imprensa inglesa condenou a escolha por considerar a pista travada demais, sem pontos de ultrapassagem. A imprensa brasileira condenou a corrida por ser realizada em abril, mês chuvoso e frio na Inglaterra. Quis o destino que todos se calassem e presenciassem a história sendo feita. 

Senna, um piloto já consagrado, já tri-campeão do mundo, chegou em Donington com a sua Mclaren Ford com um desempenho bem inferior aos carros quase invencíveis da Williams de Alain Prost e Damon Hill. Até mesmo as Benetton de Schumacher e Patrese eram mais rápidas com os motores de primeira linha da Ford.  Nos treinos classificatórios o piloto brasileiro ficou inconsolável pois ficou apenas com a quarta posição, a mais de 1,5 do seu arqui-rival e pole position, Alain Prost.

Quis o destino que a corrida inglesa estivesse molhada e com neblina, em condições adversas e sem tanta velocidade, o talento do piloto se sobressai ao desempenho dos carros. Mas logo na volta de apresentação a dúvida já pairava sobre em que momento a pista secaria.

Na largada, Prost se manteria na liderança, seguido por Hill, Schumacher começa a espremer cena no lado de fora e Karl Wendlinger se aproveita para ficar com a posição de ambos. Senna é obrigado a diminuir e a aceitar a quinta posição na primeira curva. Atrás de Senna estava seu companheiro de equipe Michael Andretti que não o pressiona. Ao fim da primeira curva, tracionando melhor, Senna ultrapassa Schumacher. De maneira quase surreal, Senna carregando muito mais velocidade ao fim da reta em descida, passa por Wendlinger por fora e assume a terceira posição. No meio da volta, Senna pela parte interna, freia mais dentro da curva e passa fácil por Hill. Mais atrás, Andretti pressionava Schumacher e acaba saindo da pista, levando consigo Wendlinger, selando de vez a sua passagem na F1.

Senna mesmo"encaixotado" na largada consegue se recuperar.

Por meia volta Senna persegue Prost, a pista em alguns pontos já tinha um traçado visível, o que traia os pilotos que saiam da pista com facilidade. Senna, com um ritmo próprio, muito além dos demais, passa seu rival no harpin no fim da volta e assumia a ponta da corrida. Hill surpreendia e pressionava Prost. Barrichello, que largou em décimo segundo pulou para quarto ao fim da primeira volta. Ao fim de duas voltas, Senna possuía mais de quatro segundos de frente e dali para frente comandaria a corrida.

A ultrapassagem em Prost, antes do fim da primeira volta.


Abaixo o link com o vídeo das voltas iniciais do GP Europa de 1993 e narração de Galvão Bueno.


A pista secou, depois molhou de novo, depois secou novamente e por fim choveu novamente, a corrida virou uma loteria para todos, menos para Senna, que em muitos momentos conseguia com pneus slick, correr com a pista molhada no mesmo ritmo, sem precisar trocar pneus.

Após quase uma hora de corrida, Senna com problemas no pit, perde muito tempo e perderia a liderança para Prost. No entanto, duas voltas depois da parada, uma chuva fina volta a cair no circuito, favorecendo Senna pois Prost passa a parar com mais frequência nos boxes devido ao clima instável e Senna permanece em pista com pneus slick. Quando a chuva para, Senna começa abrir diferença e sem precisar parar nos pits pois já estava com pneus de pista seca. Aliás Senna por várias voltas foi o único piloto na pista com pneus de pista seca enquanto todos os outros estavam com pneus biscoito (pneus de pista molhada). Na volta 55, Barrichello era o terceiro, a frente de Prost porém, a poucas voltas do fim, Rubens Barrichello com problemas na injeção acaba abandonando. 
No fim, Senna venceu, com Hill em segundo e Prost, a uma volta atrás em terceiro fechando o pódio.

A corrida mágica de Senna imortalizou Donington na história da F1.


Donington entrou para a história por ser o palco da chamada "melhor volta da história" e por ter visto Senna, em sua melhor forma, com uma exibição no mínimo antológica. Mesmo com apenas uma corrida o circuito ficou imortalizado na história da categoria. Em 2009 cogitou-se o retorno da pista no lugar de Silverstone, porém a falta de recursos dos organizadores impossibilitaram essa volta à F1.

O circuito sinuoso, relativamente estreito, repleto de subidas e descidas, com curvas desafiadores, tem personalidade e isso falta a F1 atual. Quem sabe, a F1 regresse a esse maravilhoso palco inglês.


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