segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPLOS SAGRADOS DO AUTOMOBILISMO - MOSPORT


A série Templos Sagrados do Automobilismo apresenta hoje um dos circuitos mais icônicos do Canadá, e que fez parte do fabuloso circo da F1 de maneira não consecutiva entre as décadas de 60 e 70. Estamos falando de Mosport Park, atualmente chamado de Canadian Tire Motorsports Park por conta de patrocínios.

Para se ter uma ideia do valor do circuito, por quase seus sessenta anos de existência seu traçado permanece inalterado. O primeiro grande evento da pista foi também o primeiro GP do Canadá de F1, em 1967.  Problemas financeiros no início da década de setenta fizeram o circuito alternar com Mont Tremblant o GP canadense, até que em 1977 houve a última corrida de F1 nesse desafiador traçado.

O piloto a ter a honra de vencer o primeiro GP do Canadá foi o britânico Jack Brabham, chegando a frente de seu companheiro de equipe Denny Hulme. A dobradinha da equipe Brabham-Repco se deu com uma vantagem de uma volta sobre os outros adversários. Os cinquenta e oito mil torcedores foram a loucura com o GP.

O segundo GP em 1969 viu uma nova vitória da equipe Brabham, agora com motores Ford. Jacky Ickx e seu patrão e também companheiro de equipe Jack Brabham fizeram uma nova dobradinha, e com exceção da Lotus de Jochen Rindt, todos estavam a uma volta atrás do líder.

Mosport recebeu quatro corridas consecutivas entre 1971 e 1974. Em 71 e 72, Jackie Stewart, a bordo de seu Tyrrel-Ford, venceu sempre com folga em relação aos oponentes. E seria o único piloto da F1 a vencer duas vezes no traçado canadense.

Jackie Stewart a frente de Howden Ganley em 1972.


Em 1973 a Mclaren chegou ao lugar mais alto do pódio com Peter Revson, que no ano anterior já havia conquistado um pódio nessa mesma etapa. O piloto ficou a mais de um minutos e meio a frente da Lotus de Emerson Fittipaldi, e ambos possuíam motores Ford.

O Brasil finalmente venceu em Mosport com Emerson em 1974, o Rato que havia se mudado para a Mclaren fez a pole position e controlou bem a corrida, mas ainda assim fechou a corrida com pouca vantagem para os adversários. 

Em 1974 a vitória de Emerson foi fundamental para a conquista do título.


Em 1976, James Hunt, que seria o campeão daquele ano após um combate frenético contra Lauda, venceu em Mosport. O piloto inglês da Mclaren teve nessa corrida muita sorte pois além de vencer contou com um mal desempenho de Lauda.

Na última corrida de F1 em Mosport, no ano de 1976, Jody Scheckter com a modesta Wolf-Ford, venceu a corrida, que foi uma prova de sobrevivência. Para se ter uma ideia, Vittorio Brambilla, sexto colocado, acabou a duas voltas do fim na sexta posição. O piloto italiano entretanto não chegou a concluir a corrida por conta de seu acidente. Apenas oito pilotos cruzaram a linha de chegada.

Scheckter nesse belíssimo carro da Wolf venceu a última corrida da F1 em Mosport.


Uma curiosidade é que com exceção da primeira corrida, a de 1967, todas os outros GP's viram um piloto vencer com motores Ford, mostrando a força da empresa americana naquela época na F1.

Desde 2011 Mosport está sob controle de proprietários preocupados com a modernização do circuito e pit lane, mas sem perder as características históricas desse traçado desafiador. Atualmente o circuito recebe etapas da American Le Mans Series, Nascar entre outras categorias. 

Com exceção do já lendário circuito Gilles Villeneuve, Mosport foi e talvez ainda seja a principal pista de corridas do Canadá. Muito a frente de Mont Tremblant que recebeu a F1 em apenas duas oportunidades. Mosport talvez não comporte mais uma corrida de F1 mas com certeza ainda é uma pista especial, que muito agrega ao automobilismo mundial.

No próximo post iremos até a Península Escandinava para falar de um circuito muito especial que fez parte da F1.

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