domingo, 3 de setembro de 2017

HAMILTON VENCE EM MONZA E LIDERA O CAMPEONATO.


Monza é um dos templos mais conhecidos e antigos do mundo da velocidade, mais de setenta porcento do tempo de volta é feita em aceleração plena e por isso é a corrida mais rápida da temporada.

A qualificação para o grid foi extremamente conturbada por causa da forte chuva que caiu no circuito. Após apenas cinco minutos de treino e uma pancada de Grosjean na reta por ter aquaplanado, a direção de prova adiou o treino por quase duas horas. Quando voltaram a pista, ainda chovia um pouco e a pista molhada reservou surpresas inesperadas. Se a parte em que os carros dotados de motores Mercedes seria dominantes, por outro, como isso aconteceu foi surpreendente. Hamilton, disposto a bater o recorde de Schumacher, assumiu a ponta e mostrou que mesmo debaixo d'água ela é muito bom. Mais atrás as Red Bull surpreenderam pelo bom rendimento, Verstappen até ensaiou uma ameaça a Lewis mas por conta das punições os carros da Red Bull largariam somente mais atrás do grid. A grande surpresa do dia foi Lance Stroll, o controverso piloto, de talento questionável para alguns, dá um tapa na cara da sociedade e largará na primeira fila. Outra surpresa foi o excelente terceiro lugar do francês Esteban Ocon. Em quarto lugar Bottas, fechando o grupo da frente de carros com motores Mercedes, Lewis em teoria terá vida fácil na corrida. Somente na terceira fila é que estão as Ferrari, com Raikkonen e depois com o líder do campeonato Sebastian Vettel. Massa foi o sétimo, um resultado que seria bom acaba sendo ruim por conta do desempenho excepcional de Stroll.

Hamilton quebra o recorde de Schumacher, agora o inglês tem 69 poles.


Na largada Lewis joga duro em cima do garoto Lance Stroll, que prefere ser mais conservador e na chicane acaba sendo ultrapassado por Ocon. Raikkonen também larga bem e vai para quarto. Ainda na primeira volta Bottas, muito rápido pego o vácuo de Kimi e assume a quarta posição. Mais atrás Massa e Verstappen se esfregam na primeira chicane, pior para o holandês que fica com o pneu furado.

Lewis Hamilton larga bem e corre sozinho o resto da corrida.


Bottas se destaca no início da corrida e ultrapassa em uma volta Stroll e na seguinte Ocon, de quebra faz a melhor volta da prova e mostra que teria ritmo para complicar Hamilton. Vettel um pouco mais lentamente vai galgando as posições, primeiro passa Kimi, na volta seis passa Lance Stroll e na volta oito ultrapassa Ocon para chegar a terceira posição, um resultado que já seria satisfatório dado ao tipo de circuito para a Ferrari.

Bottas joga duro e passa Raikkonen na reta principal.


A partir da volta dez é a vez de Lewis começar a fazer volta mais rápida atrás de volta mais rápida, mostrando toda a sua disposição para vencer a prova. No pelotão intermediário as disputas são interessantes. Ocon, Stroll e Raikkonen disputando de maneira acirrada a quarta posição, mais atrás Massa, Pérez e Ricciardo, único com pneus macios fecha esse pelotão. 

No giro dezesseis, Raikkonen antecipa a sua parada e volta a pista com pneus macios. Na volta seguinte Ocon faz o seu pit. Nessa mesma volta Ricciardo faz uma bela ultrapassagem sob Pérez, no miolo do circuito. Stroll também para nos pits e quando volta perde a posição para Kimi, muito por conta do péssimo trabalho da Williams.

Já na metade da corrida, Ricciardo, que não parou é o quarto, Raikkonen com toda a sua experiência ultrapassa Ocon, por fora, na freada da chicane. Kimi não quer dá chances a Ricciardo de ganhar a posição nos pits. 

Na volta trinta, Stroll tenta imitar Raikkonen em cima de Ocon mas não consegue. Alonso em uma corrida apagada faz seu pit stop e volta apenas em décimo quinto. Já na passagem trinta e três é a vez de Hamilton parar no boxes e na seguinte é a vez de Bottas.Vandoorne, que estava em décimo, fazendo uma excelente corrida com a carroça da Mclaren, quebra e vai para os boxes se arrastando. 

Após trinta e oito voltas, Ricciardo faz o seu pit e consegue superar, até com certa folga o pelotão com Ocon, Stroll e Massa. Com pneus super macios, o intuito do australiano é caçar Raikkonen. Na passagem 41, Ricciardo surpreende Kimi na chicane e ultrapassa. A perseguição passa a ser mirada em Vettel.

Ricciardo faz uma ultrapassagem sensacional em cima de Kimi.


Faltando cinco voltas para o fim, Ricciardo já havia tirado sete segundos para Vettel e continuava sua perseguição faltando mais cinco segundos. No pelotão de trás, Pérez começa a se aproximar de Stroll e Massa, a corrida tem emoção até o fim. 

No fim, a corrida acaba terminado do mesmo jeito, com Hamilton vencendo e assumindo a liderança do campeonato, com Bottas em segundo, Vettel em terceiro, Ricciardo em quarto, Raikkonen em quinto, Ocon em sexto, Stroll sendo aguerrido para se defender de Massa em sétimo, Felipe Massa em oitavo, Pérez que chegou tarde na festa o nono e Verstappen, que jogou o carro em Magnussen em décimo.

Mesmo sem vitória a Ferrari é celebrada após o GP.


Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.

1o. Hamilton - 10
Domínio absoluto, na qualificação e na corrida. Bateu o recorde de Schumacher de pole position e de quebra reassumiu a liderança do campeonato.

2o. Bottas - 9,0
Apesar de uma qualificação discreta foi muito bem na corrida, e fez seu papel de escudeiro para permitir essa retomada de liderança de Lewis.

3o. Vettel - 8,0
Fez um treino classificatório ruim, para quem já venceu em Monza com uma Toro Rosso debaixo de chuva, se esperava mais, porém na corrida, com pista seca, o resultado foi o máximo que o carro permitia. 

4o. Ricciardo - 9,0
Se não fosse a punição largaria na segunda fila, ao invés disso largou em décimo sétimo e fez uma corrida de recuperação brilhante, retardou a sua parada ao máximo e voltou a frente do pelotão complicado de Massa, Stroll e Ocon, e de brinde, deu um "passão" em Kimi.

5o. Raikkonen - 7,0
Começou a sua corrida muito bem mas foi decaindo e conseguiu um razoável quinto lugar.

6o. Ocon - 7,5
Surpreendeu na classificação, largou muito bem e fez uma corrida muito segura, chegou na posição que o carro permitia. Tem talento esse francês.

7o. Stroll - 8,0
O que dizer desse jovem que no início do ano era execrado pela mídia e considerado apenas um piloto pagador? Conseguiu a primeira fila em Monza, foi correto na largada, não cometeu nenhum erro e segurou no braço Felipe Massa no fim da corrida. Pode-se dizer que chegou a frente do que o carro poderia graças a qualificação mas também mostrou valor na corrida. 

8o. Massa - 7,0
Largou um pouco mais atrás porém soube ter calma e superou Pérez, que estava mais afoito, disputou roda a roda com Verstappen, prevaleceu e no fim ainda disputou intensamente com Stroll. 

9o. Pérez - 6,0
Fez uma corrida correta e poderia ter almejado algo mais se tivesse chegado mais cedo na disputa entre Stroll e Massa.

10o. Verstappen - 6,5
Fez uma qualificação incrível, porém punido foi para trás. Na corrida, afoito, se tocou com Massa e teve o pneu furado, teve de fazer um pit extra, fora o tempo perdido, e quando disputava o décimo lugar jogou o carro em Magnussen, sem necessidade. A frustração de Max com as constantes quebras e acidentes está refletindo em seu desempenho. 


A próxima etapa será nas ruas de Cingapura, um desafio onde a Ferrari com certeza terá condições de igualdade a Mercedes.


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