O blog Radio Paddock Brasil ultrapassa a marca de duas mil visualizações. Em muito, essa marca foi conquistada graças aos posts da série Templos Sagrados do Automobilismo, que visa mostrar autódromos relegados pela F1 recentemente.
A postagem de hoje fala de um dos mais tradicionais circuitos existentes, um local encantador, desafiador e às vezes mortal. Estamos falando de Nürburgring. Esse traçado desafiador não por acaso tinha o apelido de "Green Hell", traduzindo livremente seria o "Inferno Verde". O local é um gigantesco complexo, dentro de um floresta localizado na planície da Renânia e próximo às cidades de Colônia e Frankfurt. Em sua configuração original, o traçado tinha absurdos 28 km de extensão. Várias corridas de F1 foram feitas com essa configuração e por vezes pilotos sofriam com as condições climáticas diferentes dentro de uma mesma volta e chefes de equipe com a incerteza se os pilotos completariam a volta ilesos.
Entre os anos de 1982-1983, o circuito sofreu reformas para se adequar a nova realidade da categoria e por questões de segurança, o traçado principal foi reduzido para apenas 5 km aproximadamente. O traçado antigo, entretanto, foi conservado e pode ser visitado pelo público e algumas categorias ainda o utilizam. Outras duas versões do circuito foram criadas para comportarem categorias menores.
O circuito em seus primórdios tinha como objetivo comportar corridas e ser palco de testes para os carros alemães da Mercedes e da agora extinta Auto Union. A primeira versão do circuito era o Nürbur-Ring, um complexo oval onde as principais corridas do automobilismo europeu aconteciam no período pré Segunda Guerra. Lendas como Tazio Nuvolari, Bernd Rosemayer e Rudolph Caracciola mostravam seu talento e coragem para pilotarem a mais de 300 km por hora em verdadeiras banheiras motorizadas.
Os carros de corrida no período Pré Segunda Guerra. |
A versão Green Hell foi a que ficou estabelecida no início da F1 e novos pilotos surgiram para dominarem esse traçado fantástico mas extremamente perigoso. Ascari, Fangio, Moss, Clark, Surtees, Stewart e Ickx foram os principais nomes desse período. Apesar de todos esses talentos terem corrido nesse circuito encravado na floresta negra, com piso de asfalto e concreto, o recordista da pista foi o suíço Clay Ragazzoni, da Ferrari com 7:06.4
O italiano Alberto Ascari teve a honra de ser o primeiro vencedor da etapa, vencendo em 1951 e repetindo o feito em 1952, ambas vitórias pela Ferrari. Juan Manuel Fangio e Jack Stewart foram os maiores vencedores nesse traçado com 3 vitórias cada. O curioso é que ambos venceram três vezes com equipes diferentes mostrando que o talento era mais imprescindível do que a máquina.
Stewart literalmente voando em Nürburgring em 1969. |
O circuito obteve melhorias poucos anos depois do acidente com o então campeão do mundo Nikki Lauda. O piloto, após a sua batida, chegou a receber a extrema unção no hospital, pois nem mesmo os médicos acreditavam em sua recuperação após as queimaduras. Nikki sobreviveu e voltou as pistas ainda naquele ano mas com marcas do acidente. O filme "Rush" mostra muito bem essa situação.
Imagem do acidente de Nikki Lauda. |
O novo traçado estreou na categoria em 1984 após a reforma e o GP deixou de ser a casa do GP da Alemanha e passou a ser o GP da Europa, para que Hockenheim também pudesse ter uma etapa da F1. Exceção feita nos anos de 1997 e 1998, anos em que a etapa foi nomeada como GP de Luxemburgo mesmo ficando a mais de 60 km de distância da pequena república dos Países Baixos.
O primeiro vencedor nesse novo traçado foi o francês Alain Prost, porém o grande nome dessa nova fase de Nürburgring foi o alemão Michael Schumacher que triunfou cinco vezes (1995, 2000, 2001, 2004 e 2006).
No vídeo abaixo de 1991, uma pequena amostra do talento do alemão em 1995 em um combate lindo contra Jean Alesi pela liderança da corrida.
No vídeo abaixo de 1991, uma pequena amostra do talento do alemão em 1995 em um combate lindo contra Jean Alesi pela liderança da corrida.
O último vencedor da corrida foi Sebastian Vettel em 2013. Depois disso a etapa foi preterida do calendário, nem mesmo revezando com Hockeheim a corrida da Alemanha. A expectativa é que esse maravilhoso traçado volte em breve a categoria pois é inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário