domingo, 26 de julho de 2015

Triunfo e homenagem

Vitória histórica de Vettel


O fim de semana na Hungria começou com clima pesado, uma tensão quase palpável no ar devido ao falecimento do francês Jules Bianchi. Já nos treinos classificatórios mais do mesmo só que com uma larga vantagem para Hamilton sobre Rosberg, mais de meio segundo separava os companheiros de equipe, na segunda fila Vettel e Raikkonen mostrando que poderiam incomodar pelo o Rosberg, Massa largou em oitavo e Felipe Nasr apenas na décima sexta posição. 
A largada da corrida foi abortada pois Massa estava fora de lugar no grid, Na segunda largada uma dupla surpresa vindo de Maranello para Hungaroring, os dois pilotos da equipe conseguem ultrapassar os dois pilotos da Mercedes, pior ainda para Hamilton que perdeu a posição para Rosberg. Ainda no início da primeira volta Hamilton ataca Rosberg e acaba errando, Hamilton acaba passeando na grama e na terra perdendo várias posições, caindo de quarto para décimo primeiro, voltando atrás de Massa.
Na frente a surpresa era o bom ritmo da Ferrari que controlava a distância para Rosberg, atrás de Rosberg os carros da Red Bul também tinham um bom ritmo, principalmente Ricciardo que foi autorizado pela a equipe de ultrapassar seu companheiro Kvyat. Lá atrás Hamilton começava seu show particular, primeiro passou Massa, depois Hulkenberg e por fim antes da parada nos boxes mesmo com pneus mais gastos conseguiu imprimir um ritmo forte passando Kvyat e Bottas. 
A segunda rodada de pit stop se aproximava, a corrida estava morosa sem muitas emoções e então Raikkonen começa a perder potência, fazendo com que a diferença para Rosberg caísse rapidamente. Duas voltas depois no meio da reta, sozinho, o carro de Nico Hulkenberg quebra o bico, a peça entra por baixo do carro e o piloto vira passageiro na reta principal do circuito. Hulkenberg bate forte na proteção de pneus mas sai andando. O acúmulo de detritos faz com que o safety car entrasse. Os pilotos fazem as suas paradas, Rosberg pede que a equipe coloque pneus mais duros no carro pensando no fim da prova mais atrás dele Ricciardo vinha com compostos mais macios e poderia ser uma ameaça. Quando o safety car saiu da pista a ordem entre os primeiros era a seguinte: Vettel, Raikkonen, Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Bottas, Kvyat e Max Verstappen.
Na relargada Rosberg pula para cima de Raikkonen e mais atrás um pouco Ricciardo pula para cima de Hamilton. Rosberg passa limpo e abre vantagem, Ricciardo quase toma o troco de Hamilton, os dois chegam a se tocar na área de escape, Bottas tenta passar Hamilton e consegue mas na curva seguinte com o pneu furado devido ao toque com Kvyat o finlandês acaba ficando para trás. A corrida que mudou radicalmente após o safety car começava a se normalizar, novamente Vettel se estabelecia a frente de Rosberg mas Ricciardo se aproximava rapidamente. A corrida de Hamilton a nove voltas do fim era dramática, o piloto foi punido por acertar o carro de Ricciardo e caiu para a décima segunda posição, por sorte o inglês voltou atrás de carros mais lentos mas com pneus macios e mais novos. A cinco voltas para o fim da corrida Ricciardo tenta ultrapassar Rosberg, se jogando no fim da reta principal, palco esse de ultrapassagens célebres, o australiano inspirado por esses feitos tentou uma improvável manobra e acabou não conseguindo, Rosberg no ímpeto de fechar o adversário o colocou o carro a frente de Ricciardo mas não contava com o toque de Ricciardo em seu pneu o furando, Rosberg que estava empatando com Hamilton nos pontos naquele momento via a sua corrida ir para o espaço, o piloto deu uma volta inteira com três pneus e quando voltou estava atrás do inglês.
Vettel comemorou muito a vitória a sua segunda pela equipe do Cavalino Rampante, Kvyat conseguindo a sua melhor posição na carreira foi o segundo e Ricciardo fechou o pódio. Em quarto lugar o jovem Max Verstappen, em quinto Alonso conseguindo uma boa posição com esse problemático carro da Mclaren, em sexto o líder Hamilton, em sétimo Grosjean, em oitavo Rosberg, em nono Button e fechando os dez primeiros Marcus Ericsson. Nasr foi o décimo primeiro e Massa o décimo segundo.

Abaixo a nota dada aos pilotos após o GP da Hungria.

1o. Vettel - 9
Fez o que pode nos treinos, largou muito bem e foi muito seguro para conter a Mercedes de Rosberg em dois momentos distintos da corrida. DE quebra Vettel iguala o número de Senna em vitórias, 41 para ambos.

2o. Kvyat - 8
O resultado sensacional mascara a corrida fraca que teve até o safety car mas teve méritos de ter um bom ritmo após o mesmo.

3o. Ricciardo - 8
Junto de Hamilton foi o showman da corrida, nos treinos e na largada teve atuações normais mas na corrida sempre foi agressivo e no fim da prova tentou buscar a vitória não se conformando com a terceira posição, por ironia foi aí que terminou.

4o. Max Verstappen - 7,5
Em, uma corrida em que veteranos cometeram erros tolos o jovem Max conseguiu sair ileso de erros e chegou na ótima quarta posição com a sua Toro Rosso.

5o. Alonso - 8,0
Teve uma grande decepção ao ver o carro dar problema no início do Q2, largou em décimo quinto, fez uma estratégia conservadora mas soube ser agressivo quando podia e levou a carroça ao quinto lugar a frente de muito carro bom. Excelente resultado.

6o. Hamilton- 5,0
Fez a pole position com sobras, largou mal, errou na primeira volta, se recuperou, errou na relargada, foi punido mas ganhou algumas posições no fim. Essa gangorra de emoções mostra um certo destempero de Lewis em algumas provas, essa prova inclusive poderia ter sido fatal para seu tri campeonato se não fosse o golpe de sorte de Rosberg ter problemas no fim da prova.

7o. Grosjean - 6,5
Foi conservador mas chegou em uma boa posição.

8o. Rosberg - 7,0
Foi discreto no treino, largou mal mas ia fazendo o suficiente para chegar ao pódio e ganhar força na disputa pelo título, até ser tocado por Ricciardo.

9o. Button - 6,0
Levou uma surra de Alonso mas fez o suficiente para chegar nos pontos.

10o. Ericsson - 5,5
O carro é fraco mas chegou a frente do seu companheiro e marcou um pontinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...