terça-feira, 11 de novembro de 2014

O fracasso do Chase.


SÓ UM SERÁ CAMPEÃO



O Chase desse ano decepcionou os pilotos, os críticos da NASCAR e principalmente o público da categoria, por quem seus organizadores nutrem o maior respeito. Porque o Chase desse ano fracassou? Ao olhar a lista de pilotos que entraram na disputa das etapas finais vemos nomes célebres como Jimmie Johnson, Jeff Gordon, Kurt Busch, Brad Keselowski, Matt Kenseth entre os dezesseis classificados. O que poderia dar errado? 
Bem o critério eliminatório a cada três corridas não permite margem para erros ou azares, veja o caso de Johnson na fase chamada Contender quando só restavam doze na disputa uma quebra o tirou a chance de se classificar por pontos, se tivesse avançado teria ganho a prova do Texas e estaria na final. Conclui-se que ele foi eliminado mais por azar pois se estivesse na disputa poderia ser campeão. Outros dois casos se assemelham ao de Jonhson e aconteceram na fase chamada Eliminator na qual apenas oito pilotos disputam o título. Jeff Gordon que teve duas ótimas corridas nessa fase foi vítima de um acidente na última volta no Texas e de segundo (ou terceiro, ou quarto lugar se não tivesse batido) caiu para vigésimo quinto, por apenas um ponto o tetracampeão não se classificou para a corrida final, de nada adiantou ser o maior pontuador da categoria no ano, uma corrida desgraçou o ano. Justo? Injusto? Azar apenas? Bem e o que dizer do caso de Brad Keselowski, seis vitórias no ano, o meu favorito ao título por causa do talento e do arrojo, Brad mesmo com um segundo lugar no Texas e um quarto em Phoenix foi eliminado devido ao trigésimo primeiro lugar em Martinsville por conta de um acidente, vale ressaltar que Brad já havia perigado de ser eliminado na fase anterior e só se classificou pois venceu magistralmente em Talladega. Ao analisar os quatro finalistas vemos duas injustiças claras que mostram o porque do erro da Nascar, Newman não venceu nenhuma vez, ou seja poder ser campeão sem ter vencido nenhuma corrida, Denny Hamlin venceu uma mas chegou entre os cinco primeiros apenas sete vezes menos da metade de vezes do que Brad Keselowski por exemplo. É claro que alguma coisa etá errada.
Bem dessa forma algumas surpresas estiveram presentes na corrida final do campeonato, por coincidência nenhum piloto já campeão da categoria disputará a final, ou seja, haverá um campeão novo esse ano. 
Com certeza a Nascar terá de rever esse critério ano que vem, talvez incluir pontos de bônus aos vencedores ao invés de uma classificação automática, ou aumentar o número de provas classificatórios diminuindo o número de fases eliminatórias.
Abaixo a lista dos quatro finalistas e um pequeno comentário sobre eles. 

Kevin Harvick - 
4 vitórias no ano, 13 vezes entre os cinco primeiros, aquele já foi chamado de sucessor do "Intimidator" Dale Earnhardt Sênior. Entre o pilotos finalistas talvez seja o mais arrojado, o mais decidido e quiçá favorito ao título. A muitos anos como piloto top na categoria esse título poderia finalmente lhe dar o reconhecimento que precisa. Nunca antes em sua carreira teve uma chance como essa, talvez seja a melhor chance que já teve para ser campeão.


Denny Hamlin - 
Uma vitória no ano, 7 vezes entre os cinco primeiros, depois de um vice campeonato devido a uma prova trágica em Homestead, o mesmo palco dessa final, a carreira de Hamlin declinou, o fundo do poço foi a cirurgia que teve de fazer na coluna. Muitos acreditaram que Hamlin nunca mais fosse o mesmo, e de fato ele não é mais tão arrojado mas com certeza tem motivos de sobra para ser campeão e retomar a sua carreira.


Ryan Newman - 
Nenhuma vitória no ano, apenas 4 vezes entre os cinco primeiros, ninguém merece menos do que ele esse título mas se lembrarmos que em 2002 o mesmo Newman venceu oito provas e não foi campeão, pode-se no máximo dizer que a história estaria corrigindo uma injustiça. 
Entretanto título de Newman seria a prova que o sistema da Nascar falhou miseravelmente.


Joey Logano - 
5 vitórias, 16 vezes no top 5, quem viu Logano no começo de carreira na Sprint e o vê hoje não o reconhece, mais amadurecido, mais rápido, mais seguro e mais esquentado também. O casamento entre Logano e Penske deu muito certo e foi bom ver essa jovem promessa desabrochar quando muitos já o davam como um fracasso completo. É o que mais merece o título pelo ano que fez, enquanto que seus rivais merecem mais pelas carreiras que trilharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...