segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bem vinda de volta Spielberg


A comemoração super entusiasmada de Rosberg. Será uma provocação a Lewis?

A Áustria regressa ao calendário da F1 nesse ano, apesar de estar fora do calendário por alguns anos a pista ainda mantém seu último traçado utilizado pela F1, ou seja, nenhuma equipe pode levantar a questão que não conhecia o circuito. Parabéns também para o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz que resgatou a pista e fez dela o lar de sua equipe, pena que a equipe não correspondeu na pista a altura.
Nos treinos oficiais a Mercedes dominou com Hamilton a frente mas no último treino oficial Rosberg faz uma volta aquém de seu carro e Hamilton, favorito a pole roda em sua volta rápida e acaba em nono apenas. Para quem devia aproveitar a oportunidade de descontar pontos o fim de semana começa muito mal para o inglês que mostra sentir a pressão do momento. Melhor para o brasileiro Felipe Massa que fez uma volta redondinha e a pole position consequentemente, seguido pelo seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.
Na largada as Williams se defendem bem e mantém a ponta, Rosberg fica em terceiro mas Hamilton que largou em nono pula para quinto ainda na primeira curva, na metade da volta o inglês arrojado põem o carro lado a lado com Alonso e o ultrapassa assumindo o quarto lugar, ao fecharem a volta Lewis já estava colado nos ponteiros. Rosberg e Hamilton apenas acompanharam as Williams até a primeira parada, era visível que a equipe estava poupando o carro com medo que os problemas do Canadá se repetissem. Hamilton parou primeiro, depois Rosberg, depois Bottas e por fim Felipe que aí perdeu a pole e a corrida. Rosberg conseguiu utilizar Bottas como escudo por algumas voltas e quando pararam pela segunda vez o alemão parou primeiro levando vantagem e mantendo a ponta. Hamilton passou Bottas e começou a perseguir Rosberg mas ambos tinham um ritmo parecido, mesmo com pneus mais gastos Rosberg soube lidar com a pressão e venceu a sua terceira prova no ano. Restou a Hamilton se conformar com a posição. Bottas muito feliz fechou o pódio. Massa apesar da boa quarta colocação ficou com um gosto amargo pois poderia ter feito mais na prova. Alonso foi o quinto e mais algumas voltas poderia ter passado Massa. Pérez com uma estratégia ousada foi o sexto, Magnussen o sétimo, Ricciardo em oitavo, Hulkenberg em nono e fechando os dez primeiros Kimi Raikkonen. Quem teve um fim de semana péssimo foi Vettel, ficou de fora do Q3 e na prova teve problemas, perdeu uma volta e sem um safety car para ajudar preferiu abandonar a corrida. O ano é terrível para o atual tetra campeão.

Abaixo segue as notas dos dez primeiros da corrida.

1o. Nico Rosberg - Mercedes - NOTA 8
O alemão vive um momento iluminado, mesmo não fazendo uma excelente prova venceu e abriu a maior diferença de pontos entre ele e Hamilton na temporada, 29 pontos. Começa a caminhar com segurança para o título.
2o. Lewis Hamilton - Mercedes - NOTA 7,5
O erro no treino foi determinante para que o inglês chegasse atrás de Rosberg na prova, Lewis sente a pressão do momento e se não colocar a cabeça no lugar e manter a calma o título que em dado momento era provável irá virar pó. De bom foi a sua excelente largada.
3o. Valtteri Bottas - Williams - NOTA 7
Colocou o carro na primeira fila e conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe sabendo andar forte quando necessário. Se arriscasse poderia quiçá brigar pela vitória mas o resultado não deixa de ser bom.
4o. Felipe Massa - Williams - NOTA 6,5
Fez a pole position, por quinze voltas foi o líder mas demorou muito a parar e caiu para quarto, depois faltou ritmo para acompanhar Bottas e as Mercedes, no fim da prova chegou a ser ameaçado por Alonso, a corrida foi boa mas um pouco decepcionante.
5o. Fernando Alonso - Ferrari - NOTA 6,0
Fez o que pode com o carro da equipe de Maranello mas não foi muito combativo como costuma ser. O resultado foi até bom se comparado com seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen.
6o. Sérgio Pérez - Force India - NOTA 6,0
Arriscou na estratégia e teve um resultado muito bom, conseguindo até liderar a prova por várias voltas, vai reencontrando sua boa forma.
7o. Jan  Magnussen - Mclaren - NOTA 6,0
Discreto na corrida mas chegou bem a frente de Button e conseguiu um bom resultado com esse carro da Mclaren que vem perdendo rendimento a cada prova.
8o. Daniel Ricciardo - Red Bull - NOTA 5,0
Depois de vencer a primeira prova de sua vida, Ricciardo esperava um fim de semana melhor porém foi apenas razoável nos treinos e bem discreto na prova, a Red Bull não vive um bom momento mas ele não fez muito nessa prova.
9o. Nico Hulkenberg - Force India - NOTA 4,5
Pela estratégia que fez seu companheiro de equipe e por largar a frente dele talvez tenha faltado a Nico ousadia, poderia ter tido um desempenho melhor na prova.
10. Kimi Raikkonen - Ferrari - NOTA 4,0
Um ponto sempre é importante mas Raikkonen vem sendo uma grande decepção dessa temporada, sendo e muito superado por Alonso. Era de se esperar um melhor rendimento do finlandês que já foi campeão do mundo.


A seguir segue a tabela do mundial de pilotos da F1

Posição\Número      Nome                     País            Equipe                 Poles  Vitórias  Pontos
16NICO ROSBERGALEMERCEDES33165
244LEWIS HAMILTONINGMERCEDES44136
33DANIEL RICCIARDOAUSRED BULL RENAULT-183
414FERNANDO ALONSOESPFERRARI--79
51SEBASTIAN VETTELALERED BULL RENAULT--60
677VALTTERI BOTTASFINWILLIAMS MERCEDES--60
727NICO HÜLKENBERGALEFORCE INDIA MERCEDES--59
822JENSON BUTTONINGMcLAREN MERCEDES--43
919FELIPE MASSABRAWILLIAMS MERCEDES1-30
1020KEVIN MAGNUSSENDINMcLAREN MERCEDES--29
1111SERGIO PÉREZMEXFORCE INDIA MERCEDES--29
127KIMI RÄIKKÖNENFINFERRARI--19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...