domingo, 6 de abril de 2014

Hamilton vive as mil e uma noites.

A bandeirada mais do que justa para Hamilton.


Bahrein, país que pertence a Penísula Arábica, de maioria xiita, terra de xeiques, camelos e das mil e uma noites mas, nesse fim de semana, o Bahrein se limita a ser palco da F1. O treino acabou sendo mais do mesmo, uma batalha dura entre os pilotos da Mercedes, melhor para Rosberg que foi o pole position pela primeira vez no ano, Hamilton era o segundo no grid e prometia incomodar o alemão na prova. Os outros nada puderam fazer a não ser comprar lunetas para acompanharem o treino da Mercedes. Ricciardo apesar do terceiro tempo teve de pagar a punição do GP passado e caiu para décimo terceiro, Vettel que nem se qualificou para o Q3 ficou em décimo, mais um final de semana sem esperanças para a Red Bull. A Ferrari também não foi bem com Raikkonen em quinto e Alonso em nono apenas, parece que o espanhol já jogou a toalha. A surpresa boa do treino foi o veloz Bottas que enfiou a bota no acelerador e largou em terceiro, já Felipe Massa ficou em sétimo apenas.
A corrida que prometia ser morna foi espetacular. Já na largada, Hamilton mesmo do lado sujo da pista consegue tracionar melhor do que Rosberg e espalha na curva ganhando assim a primeira posição. O dois batalharam intensamente no início da prova mas o inglês prevaleceu. Massa em uma grande largada pulou de sétimo para terceiro e nas duas primeiras voltas se aproximou dos líderes mas depois disso viu as Mercedes voando e o Sérgio "Chapolin Colorado" Pérez se aproximando. Alonso foi bem e ganhou várias posições na largada mas era nítido a falta de ritmo da Ferrari. Ricciardo e Hulkenberg se destacarm pelo arrojo e ganharam na pista várias posições.
Antes do primeiro pit stop, Hamilton e Rosberg brigaram pela ponta novamente mas o inglês soube resisitr aos intensos ataque do piloto alemão. Após as paradas Hamilton abriu sete segundos para Rosberg e caminhava tranquilo para vitória só que Maldonado a quinze voltas do fim resolveu sair de qulaquer jeito dos pits e acertou em cheio Gutierrez, o fazendo inclusive capotar. O safety car entrou na pista e a disputa pela ponta recomeçaria com Hamilton na frente com pneus duros, Rosberg atrás com pneus macios. No pelotão de trás os carros da Sauber que iriam fazer duas paradas apenas assumem a terceira e quarta colocações, os carros da Red Bull são beneficiados e voltam em quinto e sexto, Button em sétimo, Massa e Bottas prejudicados pelo safety car ficam em oitavo e nono e fechando os onze primeiros os dois carros da Ferrari.
A relargada a dez voltas do fim fez um fim de prova frenético, Rosberg mesmo mais rápido e fazendo de tudo para passar Hamilton não conseguiu, ponto para o inglês que mostrou o porque é campeão do mundo e cruzou a linha de chegada em primeiro. Sérgio Pérez resistiu aos ataques de Hulkenberge e depois abriu vantagem, pior para o incrível Hulk que perdeu ritmo e perdeu a posição para Ricciardo, que já havia passado Vettel. No fim da prova Button abandona com problemas de motor e deixa a Mclaren no zero já que Magnussen já havia abandonado também. Massa cruza a linha resistindo a Bottas e mostrando a todos que não teve jogo de equipe na Williams.
Como em um conto das Mil e Uma Noites, a vitória de Hamilton será lembrada por sua perícia, arrojo, coragem, talento e por ser a nonocentésima prova da F1.

Abaixo a pontuação pela prova aos dez primeiros do grid.

Primeiro - Lewis Hamilton  - Nota 9,5
Hamilton foi mais rápido no fim de semana mas falhou no Q3, teve de fazer uma prova memorável para conseguir uma vitória épica em sua carreira. Desponta como favorito ao título.

Segundo - Nico Rosberg - Nota 8,0
Nico fez a pole position mas largou mal, chegou a ultrapassar Hamilton mas levou o troco em seguida por duas vezes, no fim da prova tinha mais carro e não consegiu vencer, com certeza essa prova foi uma derrota interna para ele apesar do ritual não ter sido ruim.

Terceiro - Sérgio Pérez - Nota 9,0
Largou em quarto, lutou contra as Ferrari, contra as Red Bull, contra as Williams e principalmente contra seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg. O pódio foi a coroação de uma atuação muito boa.

Quarto - Daniel Ricciardo - Nota 8,5
Após duas provas excelentes que acabou sem pontuar finalmente o australiano somou seus pontos e melhor ainda, chegou a frente de do tetracampeão Vettel. Foi arrojado a corrida inteira e mostra que possui um grande potencial.

Quinto - Nico Hulkenberg - Nota 7,5
A corrida do alemão foi muito boa, sempre muito combativo, duelou contra Massa e Pérez por várias voltas mas o fator decisivo de não ir ao pódio foi a classificação ruim, mesmo assim a sua temporada é muito acima do carro que tem.

Sexto - Sebastian Vettel - Nota 6,0
O atual tetracampeão da categoria não vem fazendo grandes exibições, foi mal na Austrália, mal no treino do Bahrein e apenas burocrático na prova. Vettel tem que reagir pois o carro não é tão ruim que não possa chegar ao pódio.

Sétimo - Felipe Massa - Nota 6,0
O resultado não fez jus a boa corrida de Felipe, fez uma boa largada que salvou o fraco treino, foi sempre combativo mas com o safety car ficou para trás pois já havia parado. O ponto alto foi ficar a frente de Bottas novamente.

Oitavo - Valtteri Bottas - Nota 6,0
Fez um treino excelente mas largou mal e ficou para trás, se recuperou, voltou a flertar com o pódio e quase acabou com a corrida de Raikkonen em uma freiada brusca no fim da reta principal. No fim chegou atrás do companheiro de equipe e muito longe do pódio. Tem que equilibrar velocidade com constancia e prudência.

Nono - Fernando Alonso - Nota 5,5
Largou razoavelmente bem, ganhou posições, soube se defender bem porém o carro não ajuda, o ritmo dos carros Mercedes é muito mais rápido. Comemorar um nono lugar é sinal dos tempos.

Décimo - Kimi Raikkonen - Nota 5,0
Chegar colado em Alonso não é ruim, mas se lembrarmos que Raikkonen largou a frente e na corrida o piloto foi diversas vezes ultrapassado por outros pilotos por conta de seu ritmo pífio, o resultado não traduz a realidade. Kimi tem que ser mais veloz, o carro é ruim mas ele não está ajudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...