segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os postulantes ao caneco da Nascar


Na imagem Kenseth, Johnson e Kyle Busch, três candidatos ao título.

O Chase da Nascar começa de maneira polêmica: Martin Truex Jr. e a equipe Michael Waltrip Racing foram penalizados por terem manipulado o resultado da prova de Richmond a favor de Truex Jr.. Como? Clint Bowyer a sete voltas do fim roda na pista de maneira misteriosa ao receber um comunicado da equipe falando da situação da Truex Jr., com a bandeira amarela Ryan Newman que era o líder perde a liderança na relargada e consequentemente fica de fora do Chase. Para agravar a situação os outros pilotos da equipe Waltrip propositalmente perderam suas posições para ajudar Joey Logano e prejudicar Jeff Gordon, resumindo uma lambança. A Nascar de maneira exemplar puniu a equipe a multando em trezentos mil doláres e retirou do Chase Martin Truex Jr. e deixou em observação os pilotos e seus chefes de equipe. Waltrip conhecido por ser uma pessoa extremamente marqueteira e ligado a transmissões da prova fica em maus lençóis com a direção da Nascar e com seus próprios patrocinadores.
A polêmica durou apenas dois dias pois no terceiro é a vez de Joey Logano e a Penske virarem o centro das atenções pois a equipe teria ordenado a Keselowski que deixasse Logano lhe ultrapassar e pediu o mesmo a equipe de David Gilliland. Apesar de nada ser provado isso foi suficiente para que a Hendrick e o público colocassem Jeff Gordon como a vítima da história e a Nascar por ser uma categoria midiática desfaz a "injustiça" feita a Jeff Gordon e o coloca entre os treze pilotos do Chase, com isso a Hendrick coloca seus quatro pilotos na disputa pelo título.

Vamos então analisar um a um os candidatos ao título por ordem de favoritismo.

Matt Kesenth - o piloto é conhecido por ser um dos mais constantes mas nessa temporada já venceu cinco vezes e desponta como um dos principais postulantes ao título. Apesar de estar em uma equipe nova, Keseth se adaptou rapidamente e terá apenas de repetir as boas performaces deste ano para ser o campeão. Minha aposta é de que o título seja disputado entre Johnson, Kyle Busch e ele, correndo por fora Gordon, Edwards, Bowyer e Kahne qualquer outro ao meu ver seria uma zebra tremenda.

Jimmy Johnson - Cinco vezes campeão e ano passado disputou o título até a última prova e durante a prova sonhou com o hexacampeonato mas um problema de motor fez as suas chances vivarem. Nunca substime Johnson pois ele é cerebral, arrojado, rápido e constante ou seja completo. Se a equipe não falhar nas estratégias (que acontece raramente) e ele não se envolver em acidentes, certamente Jimmy irá disputar o título desse ano. Nesse ano Johnson venceu quatro vezes até o momento.

Kyle Busch - Kyle é rápido, arrojado e este ano já venceu quatro vezes e se mantendo nas outras provas com bons resultados, o que não acontecia em outros anos. Kyle é talvez a maior promessa da Nascar em muitos anos mas por não ter sido campeão ainda e por ser irmão de um campeão a pressão o faz cometer erros nas horas decisivas. Ano passado o título de outra promessa, uma promessa posterior a ele talvez tenha sido o divisor de águas na carreira de Kyle Busch, ou ele amadurece e ganha um título ou ficará sempre como aquele piloto sensacional que nunca foi campeão de nada.  

Carl Edwards - Edwards é extremamente eficiente e discreto, sempre consegue bons resultados mesmo quando larga muito atrás, já foi vice campeão (empatado em pontos com Stewart em 2011) ou seja já mostrou ser capaz de ser campeão porém precisava fazer um pouco mais, arriscar mais, vencer mais, não coloquei ele na lista principal mas se tivesse sem fichas colocari 33 em cada um dos três acima e a última apostaria nele. Pode surpreender.

Clint Bowyer - Após a lambança em Richmond é muito improvável que os outros pilotos deem a Bowyer vida fácil, mesmo com o vice campeonato do ano passado a aposta em Bowyer esse ano seria uma boa mas nesse ano independente do caso de Richmond ele vem sendo mais inconstante, pode surpreender mas acho difícil.

Jeff Gordon - O tetra campeão não fez nada de bom nesse ano e não merecia estar no Chase mas já que está não pode ser desprezado. Gordon é um piloto capaz e rápido apesar de há muito tempo não ter uma série de boas corridas. Pode surpreender.

Kevin Harvick - Harvick é arrojado e vem sendo bastante constante mas não consegue vencer com frequência e isso pode ser decisivo para tentar conquistar o Chase.

Joey Logano - Surpreendeu pela classificação e pelos bons resultados nas últimas provas. Logano pode até vencer uma prova ou duas no Chase mas não se pode creditar a ele chance de ser campeão pela falta de constância em bons resultados.

Kasey Kahne - A princípio colocaria Kahne mais a frente para poder disputar o título mas o fato da Hendrick colocar os quatro carros dela no Chase e por ele não levar os pontos bônus de vitória são fatores que vão contra ao bom piloto. Pode surpreender mas depende que seus companheiros de equipe fracassem logo de cara no Chase para que ele tenha um tratamento que permita brigar pelo título.

Kurt Busch - Só a classificação para o Chase já seria um feito para ele correndo pela Furniture Row. Quem sabe o ex campeão possa surpreender e fazer um bom Chase, para disputar o título acho muito difícil devido ao tamanho e estrutura de sua equipe.

Dale Earnhardt Jr. - Com quatro carros da Hendrick na disputa e ele sendo o mais fraco é muito improvável que Dale Jr. faça desse ano o seu ano na categoria e honre o nome de seu pai lendário.  

Greg Biffle - Sempre aparece bem em algumas provas e desaparece em outras, a falta de constância para brigar sempre pela vitória é uma marca de Biffle que pode pelo menos comemorar a sua classifcação para o Chase.

Ryan Newman - Falou em desemprego e Ryan Newman começou a correr que nem um louco, a vencer provas e mais voltou a andar bem depois de muito tempo sem fazer uma série de boas apresentações. Apesar de pilotar para uma equipe vencedora e ter melhorado nas últimas provas Newman ainda pode ser visto como uma zebra pelo conjunto da obra mas quem sabe a zebra não aparece por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...