terça-feira, 16 de abril de 2013

Triunfo na prova 300



Clima quente, seco, céu claro e um belo fim de tarde no Texas para mais uma prova da Nascar no belo oval  de Fort Worth, triste só o fato da etapa ser patrocinada pela a associação de rifles do Texas (NRA).
Kyle Busch era o pole position e estava largando ao seu lado ninguém menos do que seu irmão o ex campeão Kurt Busch. O dia era de festa pois Kyle fazia a sua tricentésima prova na Sprint Cup.
Antes da prova um pequeno drama para a Penske que teve seus carros barrados na inspeção da categoria, Keselowski conseguiu sair normalmente mas Logano só saiu dos boxes quando os carros já estavam dando as voltas de aquecimento, conclusão, ele teve de largar em último.
A largada acontece sem problemas, Aric Almirola por dentro pressiona e passa Kurt Busch pela segunda posição, na volta seguinte Martin Truex Jr. muito rápido passa por ambos. Na quinta volta Jimmie Johnson que largou em sétimo pula para terceiro, enquanto isso Kyle fica Kyle Busch é o líder com folga. 
No giro 21 após várias voltas, Carl Edwards ultrapassa Kurt Busch e assume o quarto lugar. Na volta 38 quando apenas 32 pilotos estavam na volta do líder a bandeira amarela surge por causa de detritos.
Após os pits os cinco primeiros eram Kyle Busch, Jimmie Johnson, MArtin Truex Jr., Jeff Gordon e Brian Vickers que estava substituindo o ausente Denny Hamlin. A relargada acontece na volta 43, Martin Truex Jr., surpreende e pula de terceiro para primeiro. Rick Stenhouse Jr. que estava no meio do pelotão perde o controle do carro talvez por conta de um pneu furado e acaba batendo em Austin Dillon e depois no muro, a segunda bandeira amarela da prova aparece.
Na relargada Martin Truex se mantém na ponta, na volta 61 Kahne passa Harvick que vinha fazendo uma excelente prova de recuperação. Kahne na volta seguinte passa Montoya e algumas voltas depois passa Dale Earnhardt Jr. O ex líder da prova Kyle Busch com um ritmo forte começa a se aproximar de Truex Jr., na volta 76 ele ultrapassa o rival e reassume a ponta da prova. Logano que largou em último abre a volta 80 a frente de Keselowski na vigésima posição. Bandeira amarela no circuito, Stenhouse que retornou a pista acaba tendo peças de carro solta na pista de rolamento. Após os pits os líderes eram: Kyle Busch, Jeff Gordon, Martin Truex e Kenseth, este último inclusive quando deixa os boxes uma labareda de fogo surge nos pits por conta de combustível derramado e faíscas que saem do carro. 
Na relargada Jimmie Johnson que ficou para trás nos boxes acaba largando muito male fica para o meio do pelotão. Na centésima volta os refletores começam a serem ligados e o sol vai desaparecendo no Texas, a parte noturna da prova se aproxima. Após uma longa sequência de voltas, pela primeira vez os carros começam a parar em bandeira verde. Na volta 131 Kyle Busch para nos pits e retorna a frente.
Na volta 138 Brad Keselowski para nos pits com suspeita de um pneu furado e acaba ficando uma volta a duas voltas atrás. Montoya algumas voltas depois também para nos pits com o mesmo problema de Brad. Na volta 150 a amarela surge por causa de detritos muitos aproveitam para ficar na pista e recuperar uma volta. Após os pits os líderes eram: Kyle Busch, Gordon, Dale Jr. e Martin Truex. A relargada ocorre na volta 156, Dale fecha Truex Jr, aproveitando-se disso Kurt Busch passa ambos. Carl Edwards começa a ficar para trás. Na marca de metade da prova o líder ainda era Kyle Busch com um amplo domínio.
Volta 176 Kurt Busch com problemas vai direto para os boxes, Jeff Gordon começa a apertar o ritmo para cima de Kyle. Na volta 186 Gordon começa a tentar ultrapassar Kyle que se defende por duas voltas inteiras mas finalmente Jeff passa o então líder. Na volta 189 Dale Earnhardt Jr. vai para os boxes com problemas de bateria.
Na volta 197 os pilotos começam a parar em bandeira verde novamente, na volta 200 Jeff Gordon para nos pits. Após as paradas nos boxes Martin Truex retoma a liderança. Na volta 215 Kyle Busch escapa de traseira mas controla o carro, Jeff Gordon aproveita o pequeno erro do seu rival e assume a segunda posição. Na volta 221 aquele que poderia ser o melhor pega da prova estava começando, Gordon pressiona Truex Jr., que acaba balançando devido a turbulência do carro do retardatário Mike Bliss, eles abrem a volta lado a lado mas a bandeira amarela surge pois Travis Kvapil raspa  no muro e cessa a batalha pela liderança. Na saída dos boxes o duelo entre eles continua, Truex e Gordon ficam lado a lado na até a linha que define as posições do box. Os líderes após as paradas eram: Truex, Gordon, Kyle Busch e Kenseth.
A relargada dá inicio a parte final da prova, Busch passa Gordon. A 60 voltas do fim as paradas em bandeira verde recomeçam e o primeiro a ir é Harvick, faltando 56 Bowyer, Johnson, Kenseth e vários outros param e talvez façam a estratégia de economia de combustível. Com 55 para o final Truex e Busch param nos pits e a bandeira amarela surge, Ambrose roda, Mark Martin reduz a velocidade e Jeff Burton acaba tocando nele e rodando também. O líder Jeff Gordon para nos pits mas perde as posições para Truex e Kyle. 
A bandeira amarela é longa demais para uma acidente tão pequeno, a Nascar demorou demais para reorganizar as posições na pista, a surpresa é ver Logano em quarto.
A relargada acontece a 45 voltas do fim, Ryan Newman se destaca ao ganhar várias posições, Keselowski e McMurray fazem uma disputa acirrada pela posição de Lucky Dog no meio dos líderes.
Faltando 34 Vickers dá uma escapada e perde algumas posições. Faltando 30 Gordon começa a brigar com Busch mas no fim da volta o carro de Jeff perde rendimento e ele para nos boxes com problemas.  Com o pedal do acelerador quebrado Jeff tem de ir para a garagem. Faltando 21 Mark Martin dá uma bicada no muro e a bandeira amarela reaparece. Após as paradas os líderes são: Kyle, Truex, Edwards, Biffle, Logano e Vickers.
Na relargada Kyle dispara na frente, Edwards pressiona Truex Jr, Biffle também faz um bom pega com Logano. Keselowski que já estava na volta do líder pula de décimo sétimo para décimo segundo. 
Nas últimas dez voltas pouca coisa acontece, Brad passa Menard e assume a décima posição e depois passa Ryan Newman, Kyle fica folgado na ponta e vence no dia de sua tricentésima prova na Sprint Cup.

No fim os dez primeiros foram: Kyle Busch, Truex Jr., Edwards, Biflle, Logano, Johnson, Almirola, Vickers, Keselowski e Newman.  

A próxima etapa é no Kansas e a fase de Kyle é tão boa que não seria surpresa ver uma nova vitória dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...