domingo, 14 de abril de 2013

Alonso acaba com jejum.

Toda felicidade de Alonso no pódio.


A prova na China foi emocionante e o principal motivo foi que as estratégias de boxes seriam diversas e desta forma a possibilidade de um azarão surgir era grande. Nos treinos Hamilton confirmou que por enquanto a troca da Mclaren para Mercedes foi boa e ele fez a pole position. Raikkonen surpreendeu e fez o segundo lugar do grid mesmo não ficando entre os quatro primeiros durante as outras etapas de qualificação. Alonso foi o terceiro e mostrava um Ferrari forte e capaz de vencer, Rosberg que venceu a corrida ano passado foi o quinto e Massa o sexto. Vettel que não tinha um carro capaz de brigar pela ponta preferiu largar de trás com pneus médios, ou seja, nono lugar para ele no grid. Pior do que ele só Webber que com problemas na bomba de combustível acabou ficando parado no meio da pista e de fora do Q3. Webber preferiu então largar dos boxes e modificar seu carro para a corrida.

A largada foi boa, Hamilton se manteve na ponta mas Raikkonen patinou e só teve tempo de fechar a porta de Rosberg. Alonso e Massa largaram bem e ultrapassaram Raikkonen e pularam para segundo e terceiro respectivamente. Na terceira volta Alonso na reta dos boxes ultrapassa Hamilton, na mesma reta de maneira bastante agressiva Massa se aproveita do momento e também passa o inglês da Mercedes. No pelotão intermediário a briga das duas Force Índia é feroz e depois de um toque um deles acaba indo passear na grama, poucas voltas depois Sutil é atropelado por Esteban Gutierrez na freada da grande reta, Sutil fica com a asa traseira quebrada e o mexicano abandona ali mesmo a prova.
Já na quinta volta os pilotos de pneus super macios começam a parar nos boxes, o primeiro é Hamilton na volta seguinte Alonso e Raikkonen, e na outra volta Massa. Entre aqueles que pararam o prejuízo foi de Massa que voltou atrás de Hamilton e de Raikkonen mas bastante próximo deles.
Já entre os pilotos que ficaram na pista estavam, o surpreendente líder Hulkenberg seguido por Vettel, Button, Paul di Resta e Sergio Pérez. Os pilotos que já haviam parado começam a ganhar terreno e conquistam as posições de que ficou na pista e estava mais lento. Na décima quarta volta os pilotos que não haviam parado começam a  parar nos boxes, porém nesse momento apenas Button fica na pista. Button consegue estender a sua parada até a volta 22, ou seja, de cara ele com certeza deixou claro que iria fazer apenas duas paradas.
Após a primeira rodada de pit stop as posições eram: Alonso, Hamilton, Raikkonen, Massa, Vettel,  Button, Hulkenberg, Di Resta. O brasileiro não demonstrava um bom ritmo de prova e perdia posições. Webber com problemas na roda acaba reduzindo bastante a velocidade para levar o caro aos boxes mas a roda se solta, fim de prova pra ele e quase que ocasiona um sério acidente com essa roda solta na pista.
A segunda rodada de pit stop coloca novamente os pilotos da frente atrás de outros mais lentos, nesse cenário Alonso é magnânimo e ultrapassa vários carros sem nem tomar conhecimento, Raikkonen acaba tocando em Pérez e tem a asa dianteira danificada. Na pista Alonso consegue ultrapassar todos que estavam em outra estratégia e esse pelotão volta a entrar nos pits. Após essa segunda rodada, Raikkonen pula a frente de Hamilton. Massa fica agarrado atrás de Di Resta perdendo tempo e fica sem condições de disputar o pódio.
A terceira rodada de pit stop começa, Alonso volta a frente, seguido por Vettel, Button, Raikkonen e Hamilton mas tanto Button quanto Vettel teriam de parar. Nesse momento da prova uma investigação estava acontecendo para determinar se alguns pilotos usaram o DRS (asa móvel) durante a bandeira amarela.
Button com pneus bem gastos entra nos boxes faltando oito voltas para o fim e teria com certeza de poupar os pneus super macios para resistirem as oito voltas. Vettel entra nos boxes a cinco voltas do fim, mesmo voltando a 10 segundos de Hamilton ele começa a tirar a diferença e chega na última volta bem próximo do inglês. Hamilton tem de retardar as freadas para se defender do assédio de Vettel, para sorte do inglês antes da grande reta Vettel erra a freada e perde um segundo precioso, Hamilton consegue se defender na última curva e completa a prova em terceiro. Alheiro a isso Alonso de maneira magistral completa a prova em primeiro, seguido pelo finlandês Raikkonen, Hamilton a duras penas chega em terceiro, Vettel em quarto mas é o suficiente para se manter no topo da tabela de pontos, Button em quinto, Massa em sexto com um resultado até certo ponto decepcionante, Ricciardo da Toro Rosso faz uma excelente prova e chega me sétimo, Di Resta finalizou em oitavo, Grosjean muito aquém do que o carro permitia chegou em nono e Hulkenberg fechou os dez primeiros.
Se ano passado com um carro ruim Alonso disputou o título até a última prova, imagine com um carro razoável o que ele pode fazer. Não descartemos Raikkonen, é rápido, constante e não é chamado de Ice Man a toa. Vettel que se cuide.

Na tabela de pontos:

Vettel é o líder com 52 pontos e uma vitória.
Raikkonen é o vice líder com 49 pontos e uma vitória.
Alonso reage na temporada e é o terceiro com 43 pontos e uma vitória.
Hamilton é o quarto com 40 pontos.
Massa é o quinto com 30 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...