quarta-feira, 10 de abril de 2013

Johnson o senhor do clipe de papel

Entre os pilotos em atividade Johnson é o recordista de vitórias em Martinsville.
 


Martinsville é um oval curto de aproximadamente 800 metros com uma ligeira inclinação nas curvas, sendo as curvas de concreto e as retas de asfalto, em Martinsville sempre existe a promessa de várias disputas por posição uma vez que para passar é necessário tirar o adversário da frente pois o traçado interno é o melhor e mais rápido, o simpático e seleto oval é carinhosamente chamado de Clipe de Papel. A grande ausência da prova era Denny Hamlin especialista neste tipo de circuito, Hamlin por conta de seu acidente está sendo substituído por Mark Martin.
A primeira fila era composta pelo pole position Jimmie Johnson e a surpresa dos treinos Marcos Ambrose, a largada ocorreu sem problemas, Ambrose surpreendeu e acabou fazendo a primeira volta das quinhentas previstas na frente mas na volta seguinte Johnson reassumiu a ponta.
Johnson que vence constantemente nesse circuito fica na frente no inicio da prova sem ninguém perto para lhe ameaçar, na volta 16 Danica Patrick é tocada e roda e a primeira bandeira amarela é acionada.
Na relargada Johnson não vacila e permanece na ponta, Ambrose por outro lado começa a perder várias posições, entre aqueles que os ultrapassaram estavam Vickers, Jeff Gordon, Logano e Keselowski. O líder do campeonato Dale Earnhardt Jr. se encontrava na sétima posição após ter largado em décimo sétimo. Após trinta voltas Brian Vickers começa a pressionar Johnson pela liderança. Na volta 47 Jeff Gordon imprimindo um ritmo forte consegue ultrapassar Vickers e passa a perseguir o líder.
Vários carros começam a perderem rendimento por causa do desgaste de pneus entre eles Stenhouse Jr. e Vickers mas graças a um problema com Scott Speed a bandeira amarela é acionada na volta 70. Nos boxes Johnson, Kyle Busch e Jamie McMurray voltam a frente e Gordon perdeu três posições. 
Na relargada, Johnson continua firme na frente, Gordon ultrapassa Vickers e depois McMurray ficando em terceiro. Na volta 86 Kyle Busch começa a pressionar Johnson e depois de algumas voltas ele finalmente passa o piloto da Hendrick e assume a ponta. Montoya com problemas nos pneus faz uma parada não programada na volta 95. Johnson não desiste e começa a pressionar o agora líder Kyle Busch, na volta 103 Johnson volta a liderar a prova. Jeff Gordon que estava bem mais para trás se aproxima dos líderes. Na volta 108 Gordon ultrapassa Busch e passa a ser segundo colocado. Kenseth começa a se aproximar de Busch e rapidamente o ultrapassa, claramente Kyle tem problemas de pneus. Enquanto isso o líder do campeonato Dale Jr. começa a perder posições. Depois de 150 voltas completada Matt Kenseth ultrapassa Gordon e assume a segunda posição. Kyle Busch aproveita o mal momento de Gordon e também o ultrapassa. Durante a volta 167 Wise é empurrado por Menard e vai para linha externa da pista e apanha muita sujeira, ele se arrasta na pista mas a bandeira amarela não vem mas graças a uma parte do carro de Stenhouse Jr. que caiu a bandeira amarela surge e evita que as paradas de pits aconteçam em bandeira verde. 
Na relargada Johnson se mantém na ponta mas logo em seguida fica para trás, nisso Bowyer bate forte na traseira dele e lá trás Dale Jr. é tocado e acaba causando um engavetamento envolvendo Logano, Vickers e Ambrose e outros. A bandeira amarela é longa. 
Volta 226, Matt Kenseth assume a liderança da prova, ele que nunca venceu em Martinsville se mostrava um forte candidato a vitória.
A bandeira amarela é novamente acionada, todos aproveitam e param nos pits. Metade da prova os cinco primeiros após a relargada são: Matt Kenseth, Kyle Busch, Jimmie Jonhson, Keselowski e Kevin Harvick mas as brigas nem esquentaram e uma bandeira amarela aparece por conta do pneu furado de Carl Edwards após disputa intensa e cheia de toques por posição.
Após 260 voltas, Kyle Busch finalmente prevalece e ultrapassa Kenseth e assume a ponta.
Kenseth reassume a liderança e depois faltando 190 para o fim da prova, Jimmie Johnson passa pro Kyle Busch. Com problemas no carro de Ryan Newman força a bandeira amarela que é acionada. Newman é punido por causa disso.
No retorno a pista, Johnson volta na frente e se mantém assim na relargada, Kenseth fica em segundo, Kahne surpreende e vem para terceiro deixando Busch para quarto, Busch é pressionado por Keselowski  que tenta por fora ultrapassar mas não consegue. Faltando 124 giros para o fim, Kahne ultrapassa Kenseth e coloca a Hendrick em primeiro e em segundo na parte final da prova. Kenseth começa a perder um pouco de rendimento e perde posições para o rápido Clint Bowyer e depois para Jeff Gordon. Faltando 80 voltas para o fim, Johnson ultrapassa Dale Jr. que era o vigésimo e fica uma volta a frente. Faltando 66 voltas para o fim da etapa o destaque do pelotão intermediário passa a ser Danica Patrick que estava na volta do líder em décimo sétimo lugar. Jeff Gordon ultrapassa Bowyer e assume a terceira posição.  
Faltando 51 voltas para o fim a bandeira surge por causa da rodada de Brian Vickers. Os pilotos entram nos pits, Johnson, Gordon e Bowyer voltam nas primeiras posições. 
Na relargada Johnson se mantém na ponta, Gordon, Bowyer e Kyle Busch disputam a posição de maneira ferrenha. Faltando 36 voltas para o fim Dale Jr. roda após ser tocado por Danica Patrick.
Faltando apenas  28 voltas a relargada acontece, Johnson prevalece e segura Bowyer, Gordon consegue e muito custo segurar Busch. Johnson abre uma boa vantagem para seus adversários, porém faltando 14 voltas para o fim, o carro de Kurt Busch pega fogo e a bandeira vermelha é acionada.
A relargada acontece faltando 8 voltas, Johnson prevalece mas tem de aguentar uma pressão de Bowyer por pelo menos três voltas, Gordon é o terceiro. Busch tenta passar Gordon ms raspa o muro e perde a posição para Kahne, nas últimas cinco voltas, ele e Keselowski disputam a quinta posição de maneira ferrenha. Sem problemas ou sustos Johnson vence mais uma vez em Martinsville, pela oitava vez na carreira o penta campeão triunfa no clipe de papel.

A ordem dos dez primeiros da prova foi  a seguinte: Johnson, Bowyer, Gordon, Kahne, Busch, Keselowski, Mcmurray, Ambrose, Biffle e Mark Martin.

Entre outros destaques podemos citar a excelente posição de Danica Patrick em décimo segundo lugar, o resultado final ruim de Matt Kenseth em décimo quarto e Dale Jr. que chegou em vigésimo quarto e perdeu não só a liderança mas também a vice liderança do campeonato.

Na tabela do campeonato temos mudanças significativas:

Jimmie Johnson agora é o líder.
Brad Keselowski é os egundo colocado.
Dale Earnhardt caiu para terceiro.
Kyle Busch fazendo uma excelente temporada é o quarto.
Kasey Kahne muito bem esse ano é o quinto.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...