segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Venceu quem faltava

A destruição perpetrada por Jeff Gordon.


A etapa de Phoenix no Arizona prometia muitas emoções pelo título. Keselowski, Bowyer e Johnson largavam mais para trás e tinham de conquistar posições se quisessem um bom resultado.
Kyle Busch era o pole e dominou de forma até assustadora as primeiras 100 voltas da corrida abrindo muita vantagem para os adversários e uma boa estratégias de pit stop, porém a medida que as voltas seguiam em bandeira verde o rendimento de Busch começou a cair. 
Na volta 116 Denny Hamlin que vinha mais rápido e com um carro melhor acertado após o pit stop assume a liderança e começa o seu domínio na prova.
A prova estava marcada por poucas bandeiras amarelas e muito respeito entre os pilotos, na volta 178 após uma bandeira amarela, Ryan Newman dá o pulo do gato e fica na pista enquanto todos entram nos pits e assume a liderança. 
Nos boxes Kyle Busch passa Hamlin e na relargada começa a pressionar Newman que com os pneus mais desgastados acaba perdendo a liderança para Busch. Nessa relargada já era visível a agressividade de Keselowski e de Johnson brigando sempre por posições, porém Brad sempre a frente de Jimmie, nesse cenário Bowyer estava hora entre eles, hora atrás deles sem conseguir se distanciar para reduzir a vantagem dos líderes no campeonato.
Faltando 87 voltas para o fim, Busch começa a sentir pressão de Keselowski que largou em décimo oitavo e naquele momento estava brigando pela liderança. Busch fecha a porta e não deixa Brad passar, Brad apesar de mais rápido e de ter colocado o carro por várias vezes lado a lado não consegue a liderança porém a medida que as voltas passam, os pneus de Busch se desgastaram muito mais e o piloto da Penske finalmente assume a liderança da prova.
Momento decisivo da prova e quiçá da temporada acontece faltando 77 voltas para o fim, Jimmie Johnson com problemas de rendimento devido ao desgaste dos pneus tem um pneu estourado e bate no muro, o piloto da Hendrick acaba recolhendo o carro para conserto na garagem. A pressão de Brad parece ter funcionado e fez o experiente Johnson ir além do limite do carro. Quem também sorri com o acidente é Clint Bowyer que passa a ter um pouco mais de chance de vencer o campeonato.
Na volta a pista Busch e Hamlin ganham a posição de Brad e Kevin Harvick que não apareceu o ano inteiro apesar da classificação para o Chase começa a se destacar na relargada.
A batalha entre Hamlin e Brad é muito boa e Harvick se aproveita disso e passa os dois ao mesmo tempo, porém ambos conseguem se recuperar e Brad se mostra muito disposto a conseguir o título enquanto Jimmie Johnson ainda estava na garagem consertando o carro.
Na relargada Busch e Hamlin se mantém na disputa mas Kahne e Harvick se aproveitam para se aproximarem, Brad começa a ter prtoblemas de desempenho e começa a perder posições e poucas voltas depois Tony Stewart se desvia de um lento Ryan Newman mas é tocado por Aric Almirola e acaba rodando e uma nova andeira amarela ocorre.
Faltando 36 para o fim Busch relarga bem e fica na ponta e Harvick pula para segundo e começa a caçada pela liderança. Brad volta a se entender com o carro e começa a se recuperar. Um pega muito bom entre Danica Patrick e Sam Hornish Jr.ocorre mas dos toques entre eles, Hornish fica com problemas devido ao amassado raspando nos pneus, Hornish arrisca ficando na pista e bate no muro na volta seguinte de certa forma prejudicando seu companheiro de equipe.
Apenas 8 voltas para o fim da etapa e a prova ainda aguardava surpresas, Busch relarga na pole mas Harvick muito agressivo passa na marra por fora, os pilotos brigam de maneira feroz e Kenseth acaba sendo tocado e tendo o carro danificado e Jeff Gordon tem um pneu furado devido ao toque de Clint Bowyer. Gordon volta para pista lento, esperando por Bowyer e propositalmente atinge o piloto em cheio e de quebra ambos atingem o inocente Logano que estava a frente de Keselowski. O caos que se gerou nos boxes entre as equipes e os pilotos foi grande com direito a pancadaria.
A corrida ficou em bandeira vermelha e depois de vários minutos ela recomeça na prorrogação, mas mesmo assim Kevin Harvick consegue a vitória, a primeira dele no ano, seguido por Denny Hamlin, Kyle Busch, Kasey Khane e Ryan Newman fechando os cinco primeiros. Brad fecha o dia em sexto e dá um passo gigantesco para o título.
A nota triste foi esse comportamento anormal de Gordon em retaliação ao toque de Bowyer pois como um tetra campeão ele deveria ter um comportamento condizente com seu status de ídolo e além disso ele acabou com as chances de título de Bowyer e diretamente ajudou seu companheiro de equipe pois desta forma Johnson permanecesse a frente de Bowyer. Gordon deve ser severamente punido e não adianta explicar que em Martinsville o Bowyer o atingiu pois ambos os lances de Bowyer foram toques de corrida, duros sim mas não covardes.

Pelo campeonato:
Brad Keselowski é o líder, com a mão na taça com 2371 pontos vinte na frente do segundo colocado.
Jimmie Johnson é o segundo com 2351 pontos e precisa de ajuda sobrenatural para ser campeão.
Kasey Kahne já sem chances é o terceiro com 2321 pontos.
Bowyer dá adeus as chances com 2319 pontos conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...