terça-feira, 30 de outubro de 2012

Johnson vence e assume a ponta do campeonato.



Agora é no mano a mano. A prova de Matinsville serviu para eliminar de vez os outros postulantes ao título e polarizar a disputa entre Jimmie Johnson e Brad Keselowski.
Na corrida o piloto penta campeão da categoria foi o pole acompanhado pelo sempre muito rápido Brian Vickers. A prova no pequeno oval sempre traz boas disputas por posições mas no fim só os bons prevalecem ou seja, é difícil ter um vencedor diferente em Martinsville. Brad Keselowski largou em trigésimo segundo lugar e sabia que teria de avançar bastante para minimizar seu prejuízo. Hamlim era outro forte candidato a vitória.
Após a largada os pilotos foram se acomodando na pista mas ficava evidente que Johnson, Gordon, Kahne, Bowyer e Hamlin poderiam disputar a vitória e correndo por fora Vickers e Kyle Busch. Keselowski avançava pouco a pouco e graças a primeira bandeira amarela da prova ele escapou de levar uma volta. A bandeira amarela foi ruim para Hamlin que foi punido por excesso de velocidade nos pits e teve de relargar em trigésimo segundo (marquem esse número).
A corrida se desenvolvia com boas disputas no pelotão da frente e lá atrás um Denny Hamlim alucinado vinha passando os adversários e antes da metade da prova já reassumia a liderança. A bandeira amarela por toques são normais no pequeno oval e graças a baixa velocidade os pilotos Dale Earnhardt Jr. e Kyle Busch escaparam de abandonar a prova. Keselowski se recuperava e tinha feito uma linda ultrapassagem por fora em cima de Kevin Harvick.
Já nas cem voltas finais Clint Bowyer e Johnson começavam uma batalha mais feroz pela liderança, Keselowski se estabilizava entre os dez primeiros e Hamlin começava a sofrer com problemas no seu carro que simplesmente não acelerava nas retas. O piloto se arrastou na pista por algumas voltas até finalmente o carro se entregar de vez.
Nesse momento Keselowski aparecia já entre os cinco primeiros e os carros de Johnson e Gordon eram os ponteiros.
A trinta voltas do fim a corrida teve seu momento chave. Todos os pilotos pararam na bandeira amarela e apenas Keselowski e Dale Jr. ficaram na pista. Brad ganhou o ponto extra mas sabia que seria muito difícil permanecer ali, inclusive o seu chefe de equipe Paul Wolfe dá uma entrevista quase que se lamentando pela escolha.
A relargada acontece e apaesar de valente Brad aos poucos vai sendo ultrapassado até cair para sexto (posição que ocupava antes da bandeira amarela). Uma nova bandeira amarela surge devido ao toque de Sam Hornish Jr em cima de Carl Edwards que de tabela atingiu Dale Jr.
Ninguém do pelotão para e Brad começa a fazer mágica para se manter na sexta posição e apesar de ser ultrapassado ele supera Jeff Gordon na última volta e por ali fica. Lá na frente Kyle Busch até tentou mas Johnson estava demais e conquistou a sua primeira vitória e a primeira vitória da Chevrolet no Chase desse ano.
No fim os dez primeiros foram: Johnson absoluto no fim de semana em primeiro, Kyle Busch em um sólido segundo lugar após atuações apagadas, Kasey Kahne comprovando a boa fase em terceiro, Aric Almirola fazendo mais uma prova sensacional em quarto, Clint Bowyer sempre combativo em quinto, Brad Keselowski em sexto salvando um bom resultado, Jeff Gordon em sétimo apesar de ter fletardo com a vitória, Brian Vickers em oitavo após ficar de fora de várias corridas, Bobby Labonte em nono e Greg Biffle em décimo.
Vale mencionar três coisas: antes do Chase começar não achava que Bowyer poderia disputar o título, agora mudo a minha opinião e acho que ele só não vence pois falta carro. Vickers e Mark Martin são com certeza melhores pilotos do que o patrão Michael Waltrip. Brad foi audacioso na estratégia e apesar de não ter dado certo ele soube minimizar ao máximo o prejuízo e ainda pode arriscar de novo pois passa a ser o azarão na disputa pelo campeonato.
 
Na tabela encontramos:
 
Jimmie Johnson é o novo líder com 2291 pontos e 4 vitórias.
Brad Keselowski é o segundo com 2289 pontos e 5 vitórias. A briga é acirrada.
Ainda com chances Clint Bowyer é o terceiro com 2265 pontos e 3 vitórias.
O último a sonhar com o título é Kasey Kahne com 2262 pontos e 2 triunfos.
Já fora da disputa Denny Hamlin é o quinto com 2242 pontos e 5 vitórias, uma pena.
 
Agora são apenas três corridas para o fim do campeonato e tudo pode acontecer entre os quatro primeiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...