domingo, 31 de julho de 2022

A SOBERBA VITÓRIA DE VERSTAPPEN.

A F1 desembarca no território magiar para o GP da Hungria. Verstappen, líder absoluto vindo de vitória esperava abrir ainda mais a diferença e ir tranquilo para as férias. Já Leclerc, após seu erro grosseiro na França, precisava de uma vitória para minimizar o prejuízo que tem em relação a Verstappen.

Nos treinos livres a Ferrari mostra a sua força em condições normais. Mas a surpresa foi o Treino Livre 3, com muita chuva Nicolas Latifi surpreende e obtém o melhor tempo. 

Latifi vive um dia inesquecível e talvez único na carreira.

Já na classificação, quando é pra valer, as três equipes, Ferrari, Mercedes e Red Bull mostram sua força, com ligeira vantagem para a equipe de Maranello. No Q2, Pérez falha e é limado, enfraquecendo a REd Bull na disputa, mas o pior ainda viria. Com problemas, Verstappen fica apenas em décimo. Hamilton não mostra força para incomodar as Ferrari que dominam a sessão derradeira. Até que, Russell no apagar das luzes, obtém a improvável pole position. A primeira da carreira.

A primeira vez de Russell no topo.

 Na largada Russell larga bem, consegue se defender de Sainz e se mantém na liderança. Leclerc também sofre ataque na largada, mas permanece em terceiro, seguido por Norris. Quem largou muito bem foi Lewis Hamilton, o piloto da Mercedes consegue ultrapassar as duas Alpine e sobe para o quinto lugar. Ao fim da primeira volta, o safety car virtual é acionado por conta de detritos na pista.

Russell consegue se manter na frente após a largada.

A corrida se reinicia na volta três e Max logo aproveita para ultrapassar Pérez, e começa o show do holandês. Poucas voltas depois, Max se aproveita de um erro de Alonso e ultrapassa o espanhol. Rapidamente se aproxima de Ocon e também ganha a posição do francês. Como se estivesse sendo rebocado, Pérez consegue avançar junto, ganhando posições.

Na volta doze, Sainz consegue se aproximar de Russell tirando a diferença pela metade. Colado em Sainz estava Leclerc, buscando uma vitória redentora. Mais atrás Hamilton tenta pela primeira vez ultrapassar Norris, que se defende, contudo na volta seguinte não tem jeito, Hamilton consegue a ultrapassagem e traz consigo Verstappen. Mais uma volta é a vez de Pérez ultrapassar Norris.

Na volta quinze começam as paradas, Norris puxa a fila. Na volta seguinte Russell que perdia desempenho também vai aos boxes, assim como Verstappen. Mais uma volta e é a vez de Sainz, o pit ruim da Ferrari faz com que o piloto volte distante de Russell. 

Com dezenove giros, Hamilton para nos boxes, assim como Pérez. Dessa forma, entre os lideres, apenas Leclerc não havia parado. Nos boxes, Verstappen ganha a posição de Hamilton.

Com vinte e duas passagens, Leclerc para nos boxes e volta a frente de Sainz, com pneus melhores. Quem já aparecia ao longe é Verstappen, querendo se insinuar na briga pelo pódio.

Com vinte e cinco voltas, Ricciardo se aproveita do embate entre as Alpine e ganha as duas posições na mesma curva. A equipe francesa além de perder rendimento não se ajuda na pista.

Com vinte e sete voltas, Leclerc começa o ataque a George Russell, por três vezes em três voltas no fim da reta o monegasco tenta, mas em todas o inglês se segura, mas na quarta a insistência se paga. Leclerc brilhantemente por fora conquista a liderança. Após o frenético embate, Sainz e Verstappen se aproximam de Russell.

Com trinta e oito das setenta voltas completadas, algumas gotas caem na pista. Arriscando, Max puxa a fila de paradas, na volta seguinte é a vez de Leclerc e Russell. Max consegue o undercut em relação a Russell.. Mesmo voltando atrás de Pérez, seu companheiro cede a posição e na volta seguinte, com pneus melhores, Max surpreende Leclerc e assume magistralmente a liderança virtual e terceira posição na pista.

Na volta quarenta e dois, de maneira surpreendente Verstappen roda e perde a posição para Leclerc novamente e por muito pouco não perde para Russell.



O erro de Max só tornou a sua vitória ainda mais brilhante.

A incógnita sobre as condições dos pneus de Max se esvaem rapidamente, o holandês duas voltas depois chega e reconquista a posição. Os pneus duros não funcionam para a Ferrari.

Faltando vinte e duas voltas, a garoa na pista se intensifica, a Ferrari arrisca e chama Sainz, que coloca pneus macios, contando com a pista mais fria e um gasto menor da borracha.

Russell parte para cima de Leclerc, a corrida ganha contornos dramáticos para o monegasco em segundo lugar pois Hamilton vai aos boxes e também volta com pneus macios. Ao fim da volta Russell conquista a posição. 

A Ferrari chama Leclerc aos boxes, acabando de vez com a corrida e provavelmente o campeonato de pilotos. 

Faltando oito voltas para o fim, Hamilton começa seus ataques em cima de Sainz, após analisar o espanhol, no giro seguinte Hamilton, com muita mais ação ultrapassa Sainz e assume o terceiro lugar. Hamilton rapidamente chega em Russell e já mostra seu bico. Mais uma volta e Hamilton tenta mais uma vez, George se defende, mas os pneus de Hamilton prevalecem e assume a segunda posição.

Com três voltas para o fim o safety car virtual é acionado para a retirada do carro de Bottas, a chuva também aperta um pouco mais, porém com a bandeira verde acionada só na última volta nada muda e Verstappen, contrariando os prognósticos vence e ruma para o bicampeonato mundial.

Após as setenta voltas, os dez primeiros foram: Verstappen, Hamilton, Russell, Sainz, Pérez, Leclerc, Norris, Alonso, Ocon e Vettel.

Se Verstappen é o grande vencedor, entre as equipes a Mercedes volta a mostrar força e já ameaça o segundo lugar da Ferrari, algo visto como quase impossível no início do ano. 

Agora é férias, a F1 dá uma parada e promete uma segunda metade de temporada muito acirrada no pelotão intermediário e quem sabe, o retorno da Mercedes na briga pelas vitórias.



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