domingo, 1 de agosto de 2021

QUEBRANDO A BANCA. EFFRONTÉ OCON.

     A F1 desembarca na Hungria, prometendo fortes emoções, muito em conta da polêmica envolvendo a Mercedes e a Red Bull. Nos treinos, muito equilíbrio, mas uma leve vantagem para a Mercedes, mostrando que a equipe reagiu e igualou o desempenho com a Red Bull. Na classificação, Hamilton fez uma volta espetacular na primeira tentativa do Q3, e depois, malandramente segurou Verstappen e Pérez, comprometendo sua volta e a dos adversários pois por conta da baixa velocidade, os pneus não aquecem. Mais polêmica a vista.

    Na largada Hamilton e Verstappen largam bem, Bottas que larga muito mal, acerta Norris e Pérez, sem controle Norris bate em Verstappen, mais atrás Stroll também faz uma besteira monumental e acerta Leclerc, tirando o piloto da Ferrari da corrida, sem controle também, o piloto da Ferrari atinge Ricciardo. Após a primeira volta catastrófica alguns pilotos abandonaram a corrida, casos de Bottas, Leclerc, Stroll, Norris e Pérez. Em compensação, os cinco primeiros eram Hamilton, Ocon, Vettel, Sainz e Tsunoda, um grid atípico. Bandeira vermelha acionada, menos mal para o piloto da Red Bull que tem a chance de tentar reparar o carro.

Bottas faz um strike e leva os carros da Red Bull e Norris da Mclaren.

    Após a volta de aquecimento, Hamilton larga sozinho, literalmente, pois todos os outros pilotos vão aos boxes colocarem pneus de pista seca. Na volta seguinte, Hamilton vai aos boxes e volta em décimo quarto, distante dos outros. Mazepin abandona a prova pois nos boxes atingiu o Kimi Raikkonen.

    Após sete voltas, Verstappen não consegue subir o grid e fica estagnado no décimo primeiro lugar. Hamilton, babando, chega no pelotão. Lá na frente, Ocon e Vettel vãos e desgarrando dos outros na frente.

    Na décima volta, Hamilton ultrapassa Giovinazzi e pula para décimo terceiro. Na frente, Vettel se aproxima de Ocon na improvável disputa pela liderança. Em terceiro, de maneira sólida, Latifi, piloto da Williams.

    No giro catorze, no peito e na raça, ultrapassa Mick Schumacher, apesar das dificuldades impostas pela aerodinâmica e o circuito, além dos danos, o holandês consegue subir no grid. Duas voltas depois é a vez Gasly e no giro seguinte Hamilton ultrapassarem Mick Schumacher.

     Na passagem da volta vinte, Hamilton antecipa a parada, na volta seguinte param Verstappen e Ricciardo, mas quando retornam, com uma flecha Hamilton cruza a reta e ultrapassa a ambos.

    Na volta trinta e um, Gasly vai aos boxes e volta em oitavo. Enquanto isso, Tsunoda segura como pode Hamilton que é o sexto colocado. Mais uma volta e mesmo em um ponto sem asa móvel, Hamilton ultrapassa Tsunoda e pula para o quinto lugar. Mais uam volta e Russel ultrapassa por fora Mick Schumacher. Com o caminho das pedras dado por Russell, Ricciardo e Verstappen também superam o alemão.    

    Com trinta e cinco das setenta provas previstas, Hamilton se aproxima de Saizn que havia acabado de parar. O inglês terá dificuldades de superar o piloto da Ferrari.

    No giro trinta e sete, Vettel para nos boxes, obrigando Ocon a reagir e parar também, ao sair dos boxes os dois passam a lutar pela liderança, mas Ocon se mantém a frente. Alonso, mesmo que por instantes lidera a corrida. Alonso no giro seguinte para e retorna na quinta posição.

    Faltando vinte e oito voltas para o fim, Verstappen para nos boxes novamente, colocando pneus médios. As chances de pontuar do holandês são mínimas muito por conta dos danos no carro. Enquanto isso, Alonso vai voando e faz a volta mais rápida da corrida e começa a se aproximar lentamente de Hamilton e Sainz.

    Faltando vinte e duas voltas, Hamilton vai aos boxes e volta em quinto. Na frente, Ocon perde tempo com retardatário e Vettel quase ultrapassa Ocon, a briga pela liderança começa.

    Com apenas dezesseis voltas do fim Hamilton chega em Alonso, com chances reais de vitória, Alonso é agressivo e se defende, mostrando o grande campeão que é. Mais uma volta e Lewis ataca, o espanhol se defende como pode. Mais uma volta e mais uma defesa espetacular de posição de Alonso.

    Com dez giros para o fim, Verstappen finalmente ultrapassa Ricciardo e assume o décimo lugar. O holandês mira em Russell para ganhar mais uma posição e minimizar o prejuízo.

    Mais um pega sensacional entre Alonso e Hamilton, que se defende brilhantemente, e mesmo assim, chegam em Sainz, provando que se fosse outro, Hamilton iria pegar o caminho da vitória.

Alonso vende caro demais a ultrapassagem para Hamilton.


    Seis voltas para o fim e Alonso acaba errando um pouquinho, espalha na curva um, Hamilton vai para quarto e chega em Sainz. Em apenas uma volta, Hamilton chega e cola no espanhol. Na reta, Sainz demora a se defender e Hamilton consegue o lado interno e ganha a posição.

    Com três voltas para o fim, Ocon abre uma pequena vantagem para Vettel que têm sete segundos de frente para Hamilton, o suficiente para se manter em segundo. A disputa que resta é entre os espanhóis Alonso e Sainz.

    Contra tudo e todos, contrariando todas as expectativas, Esteban Ocon, piloto francês, em uma equipe francesa, conquista a improvável vitória no circuito da Hungria. Vettel, não menos brilhante chega em segundo, seguido pelo brilhante Lewis Hamilton. Um pódio lindo, cheio de emoção para uma corrida histórica.

    Passando desapercebido, Gasly faz a volta mais rápida da prova, ganhando o pontinho extra.

    A comemoração de Vettel e especialmente de Ocon, comovido, extasiado, que sobreviveu aos caos, teve coragem de adotar a estratégia de parar antes da largada e foi perfeito nas setenta voltas da corrida. Todos celebram a vitória de Ocon, aplaudido também por Alonso, que o ajudou demais segurando Lewis Hamilton por oito voltas. Desde 1983, com a Renault de Prost, a França não via um carro e pilotos de seu país no lugar mais alto do pódio.

OCON, A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE.

    Corrida, espetacular, deixando um gostinho de quero mais, porém a F1 entra nas férias de Verão no continente europeu e só retorna em um mês, com Lewis Hamilton como líder da temporada por apenas seis pontos.  

     Amanhã a s nota dadas aos pilotos pelo desempenho na corrida.

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