domingo, 29 de julho de 2018

MAIS LÍDER DO QUE NUNCA.

O GP da Hungria é o trigésimo terceiro na história desse país do Leste Europeu, e possui um fato interessante: o campeão da temporada não ganha na Hungria no mesmo ano desde 2004, e o piloto era o fenomenal Michael Schumacher.

A pressão sobre Vettel era grande devido ao seu erro, até certo ponto grosseiro no GP da Alemanha. Um boato que correu no Paddock durante a semana seria que Alonso, que saiu quase execrado da Ferrari, teria sido sondado pela equipe de Maranello. Como relatado trata-se de um boato, mas talvez mostre que a situação de Vettel dentro da  equipe não goze de tanta confiança como se imaginava. 

O erro de Vettel em Hockenheim lhe custou a liderança do campeonato.


Geralmente em Hungaroring as corridas são marcadas pelo forte Sol, e calor na região de Budapeste, entretanto o Q1 começa com um leve garoa, os pilotos começam com pneus intermediários, entretanto ao avançar da sessão os pilotos começam a trocar os pneus e usarem a borracha para pista seca. As Ferrari passeiam na sessão, tanto no molhado quanto no seco, as Mercedes e Red Bull também não sofrem e a grande sensação é Grosjean com um quinto lugar. A decepção é com Leclerc, eliminado enquanto que seu companheiro Ercsson avançou ao Q2. Outra decepção foi a Force India, eliminada com seus dois talentosos pilotos. As crises externas da equipe estão refletindo na pista, a situação só deve melhorar se houver de fato a compra da equipe por investidores, ou quem sabe pelo pai de Lance Stroll.

No Q2, Vettel é o único a entrar na pista com pneus intermediários e os outros com pneus para pista seca. A chuva apertou durante a volta dos pilotos, e um sorridente Vettel passeou, fazendo uma tempo mais de dois segundos de frente de Carlos Sainz, o segundo e surpreendente colocado.Os pilotos correm atrás do prejuízo e a condição da pista só piorava. Dois pilotos que não se esperavam foram eliminados, Ricciardo e Alonso, e uma decepção, Hulkenberg, muito por conta pela posição de seu companheiro no treino.

  No Q3, o decisivo, a pista bem molhada obriga a todos a irem à pista com pneus de faixas azuis, os de chuva extrema. As Mercedes surpreendem e pulam para a primeira fila, com Hamilton em primeiro. A pista gradualmente vai melhorando, e as Ferrari começam a reagir na busca pela pole, quando faltavam cinco minutos Raikkonen rouba a pole provisória, fazendo as honras da equipe. Vettel até troca de pneu para melhorar o tempo, mas tem de se contentar com o quarto lugar. Bottas e Hamilton crescem nas suas últimas tentativas e fazem a dobradinha da equipe, com Hamilton, o líder do campeonato. Com setenta e sete poles position, o inglês mostra uma força intensa na disputa do título e Vettel, bem talvez este esteja decepcionado consigo mesmo.

Já para a as setenta voltas da corrida um clima totalmente oposto, aproximadamente trita e três graus celsius no céu e quase sessenta na pista, ou seja muito calor, o que favorece a Ferrari. O duelo entre Ferrari e Mercedes se anuncia em uma pista dramática para se ultrapassar. Vettel, Sainz, Ricciardo e Alonso diferentemente dos outros pilotos optam por pneus macios, enquanto os outros estão com os hipermacios, a estratégia de um stint mais longo é óbvio no caso de Vettel, ficar na pista e tentar dar o pulo do gato. Alonso, o aniversariante do dia, Ricciardo e Sainz também tentam a mesma coisa.

Na largada Vettel passa Raikkonen, mas as Mercedes se protegem bem e permanecem na frente. A largada de Ricciardo é muito ruim, é tocado por Ericsson e o piloto da Red Bull cai pra décimo sexto lugar. Ao fim da primeira volta Leclerc abandona com problemas.

A primeira curva, apertada gera vários contados entre os pilotos.


Após cinco giros Hamilton dispara na frente, com Bottas como escudeiro a tarefa do inglês é facilitada. Mais ao fundo do grid Ricciardo começa a se recuperar e a ganhar posições. Na volta seguinte Verstappen com problemas de potência abandona a corrida. O safety car virtual é acionado.

A relação Red Bull e Renault só piora com esse abandono.

O safety car virtual dura duas voltas apenas, na luz verde Grosjean ultrapassa Alonso, que reclama, depois um bom embate entre Alonso e Ricciardo começa, e apesar do esforço do espanhol, o sorridente australiano o ultrapassa após duas tentativas. Mais duas voltas e é a vez de Ricciardo ultrapassar Grosjean e finalmente se colocar na zona de pontos.


Na volta quinze os pits stop começam, o primeiro a parar foi Raikkonen, a Ferrari perde preciosos segundos a mais na parada, complicando a vida no piloto. Bottas para na volta seguinte e volta bem a frente. Sem se importar com as paradas, Ricciardo ultrapassa Sainz, e já havia passado Hartley e Hulkenberg.

Após vinte voltas, a diferença entre Hamilton e Vettel são de oito segundos, e o inglês apesar do desgaste intenso da sua borracha consegue manter a boa vantagem. Raikkonen tentando se recuperar ultrapassa Gasly. O show particular de Ricciardo continua, o piloto tenta duas vezes ultrapassar Magnussen no fim da reta, mas não consegue, porém na curva dois, por fora Ricciardo consegue uma bela ultrapassagem.

Raikkonen reassumindo a quarta posição.


Com vinte e cinco voltas o líder Hamilton para nos pits e coloca os pneus macios. Quando retorna a pista a diferença de Vettel para Hamilton é de apenas treze segundos. Ricciardo ultrapassa Gasly e chega ao quinto lugar, a sua posição natural na corrida.

Na passagem trinta é a vez de Vettel mostrar serviço, e mesmo com pneus mais gastos vai mantendo a diferença para Hamilton e bem próximo de abrir o necessário para ganhar a posição do Bottas quando parar nos boxes. Raikkonen também vai se aproximando de Bottas.

Na metade da prova, o tráfego intenso de retardatários e os pneus gastos fazem Vettel perder a diferença para Hamilton, que despenca de treze para para dez segundos. Bottas consegue estabilizar o ímpeto de Raikkonen e mantém a diferença de em mais de um segundo. O quinto colocado é Ricciardo, até próximo de ambos, mas que também precisa parar no boxes.

No giro trinta e nove, Raikkonen para nos pits e cai para quinto. Na volta seguinte é a vez de Vettel parar, o alemão coloca os pneus hipermacios, mas não consegue nem mesmo retomar a segunda posição. O pit de Vettel foi mais de dois segundos mais lento do que o normal, o que custou a posição.

Vettel começa o seu drama, tentar passar rapidamente Bottas e tentar partir para cima de Hamilton. Apesar de próximo, Vettel não consegue uma investida concreta

Na volta quarenta e cinco Ricciardo para nos boxes e  retorna em quinto. A corrida entre em compasso de espera para o fim, sem muitas alterações.

No giro cinquenta e um, Vandoorne tem uma quebra e outro virtual safety car é acionado por uma volta. Após a bandeira verde, Vettel passa a pressionar definitivamente Bottas.

Faltando dez voltas para o fim, a Ferrari de Raikkonen chega em Vettel, e a pressão sobre Bottas aumenta.

Com cinco giros para o fim Vettel vai por fora, Bottas fecha a porta, Vettel dá o "x", Bottas fica sem espaço para  curva e Bottas acaba acertando o bico de seu carro em Vettel, perdendo inclusive a posição para Raikkonen. Vettel passa a virar mais rápido um segundo por volta, porém com vinte segundos de desvantagem e faltando tão pouco tempo, o negócio é levar o carro para a linha de chegada.

Momento mais dramático do fim de semana e decisivo.



Ricciardo por fora tenta a ultrapassagem sobre Bottas, o finlandês deixa o carro escorregar e acerta Ricciardo e por pouco não é fim de prova para ambos. Na última volta, Ricciardo se recupera e consegue ultrapassar Bottas, que provavelmente será punido pelo lance anterior.


Sem se importar com tudo que acontece atrás, Lewis Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro, abrindo vinte e quatro pontos de vantagem para Vettel, e finalmente se colocando como favorito ao título.

Hamilton cruzando em primeiro.



Abaixo as notas dadas aos pilotos pelo seu desempenho na corrida.

1o. - Hamilton - 9,5

Pode-se dizer que colocou a mão na vitória com a pole position sensacional. Na corrida foi rápido e consistente, nem precisou ser brilhante. Deu pinta de campeão nesse fim de semana.

2o. Vettel - 7,5

Foi mal na qualificação, largou bem, teve a chance de voltar em segundo depois do pit, mas não conseguiu. Na pista até lutou, porém não o suficiente para disputar a vitória.

3o Raikkonen - 7,0

Ousou na estratégia, mas não surtiu efeito na corrida. chegou ao pódio mais por conta do erro de Bottas.

4o. Ricciardo - 8,0

Foi quem mais ultrapassou na corrida, se recuperou bem após uma classificação e uma largada horríveis.

5o. Bottas - 7,0

Foi bem na qualificação e foi um excelente escudeiro na corrida, segurando sempre que necessário Raikkonen e principalmente Vettel, mas se perdeu completamente nos exageros e jogou fora um pódio provável.

6o. Gasly - 9,0

Muito bem na classificação e uma corrida irretocável. O nome do dia.

7o. Magnussen - 8,0

Fez um belo fim de semana, dos treinos a corrida. Vai garantindo a ele a chance de se manter na próxima temporada sem contestações.

8o. Alonso - 8,0

O aniversariante do dia conseguiu na base da estratégia pular para um improvável oitavo lugar, com um carro cada vez mais abaixo da crítica.

9o. Sainz - 6,0

Prometia mais pela posição de largada, mas acabou não tendo um bom ritmo de corrida.

10o. Grosjean - 5,0

Muito aquém de seu companheiro de equipe.




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