segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Chuva e desastre em Suzuka.

Um pódio tenso e silencioso o de Suzuka.


A corrida de Suzuka no Japão prometia emoções fortes, a disputa intensa pelo título entre Hamilton e Rosberg, o anúncio da saída de Vettel da Red Bull (indo para a Ferrari provavelmente) e a saída de Alonso da Ferrari para a Mclaren, equipe a qual já defendeu e ficou por apenas um ano. Tudo isso se somou a ameaça do tufão que circundava aquela região.

Nos treinos qualificatórios Rosberg fez a pole position, o tempo seco o favoreceu, Hamilton foi o segundo, seguido por Bottas e Massa e por Alonso e Ricciardo.

A corrida começou com safety car por causa da forte chuva no circuito, após sete voltas a bandeira verde foi acionada e a corrida começou de fato. Vettel começou a escalar o pelotão rapidamente, assim como Ricciardo, ambos da Red Bull arriscaram preparar os carros para a pista molhada. As Williams se mostraram instáveis na chuva. Em chuva intensa Rosberg conseguiu neutralizar Hamilton mas a pista foi melhorando e secando, asa traseira passou a ser liberada e Hamilton começou a perseguir Rosberg freneticamente. Button foi o primeiro a parar nos boxes e trocar os pneus de chuva para os pneus intermediários, a ousadia rendeu dividendos e o inglês após as paradas pulou para terceiro, nesse tipo de condição de pista a tocada suave de Button é sempre um diferencial.

Após os pit stops, Hamilton partiu para cima de Rosberg e assumiu a ponta, depois abriu uma vantagem considerável e se na ponta se manteve. Rosberg não arriscou nada diferente e ficou conformado com o segundo lugar. As Red Bull se mostraram capazes de andarem no mesmo ritmo da Mercedes na pista molhada mas na pista úmida a distância entre as duas foi gritante. 
Alonso abandonou já na segunda metade da prova, depois foi a vez de Gutiérrez bater no muro e abandonar, e aí a corrida de morna passou a dramática.
Três voltas após o acidente de Gutierréz, Bianchi como um raio bate no trator que retirava o carro da pista, o acidente não foi divulgado pela FIA mas no UOL VIDEOS é possível ver a imagem, a cena é chocante e o fato de sair vivo do acidente foi um milagre para Bianchi.

Sobre o acidente três coisas erradas que aconteceram por culpa da FIA.
1a. - Não houve divulgação das imagens do acidente o porque fica óbvio, como em nome de Deus um trator entra na pista durante a corrida para resgatar um carro batido na chuva, é no mínimo imprudente.
2a. - Se o carro de Gutierréz estava em um ponto perigoso quando a chuva voltou, o mínimo a se fazer é dar bandeira amarela, como chovia a melhor solução era chamar o safety car.
3a. - O silêncio da FIA que em nenhum momento reconhece os erros que cometeu e parece lidar com isso de maneira natural. Se dois carros batem rodas todos são punidos mas entrar um trator na pista molhada, em bandeira verde pode. Tá na hora de Charles Whiting e sua trupe se danarem.
Sobre a corrida: O safety car entrou e a corrida terminou duas voltas depois em bandeira vermelha, Button que parou em bandeira verde acabou prejudicado e caiu para quinto. Hamilton, Rosberg e Vettel foram ao pódio mas não comemoraram, o clima era pesado, talvez até passasse na cabeça de algum deles que Bianchi poderia ter morrido. 

Sobre Bianchi: o estado de saúde é grave mas estável, o piloto teve um severo traumatismo craniano, foi operado e até o momento é tudo que se sabe.

Sobre Andrea DeCesaris: Durante a corrida foi noticiada a morte do ex piloto italiano, DeCesaris era um piloto rápido porém ficou marcado como um verdadeiro destruidor de carros. O dia não era bom para uma corrida.

Abaixo as notas da corrida:

1o. Hamilton - 8,5
perdeu para Rosberg no treino mas ganhou na corrida que era onde importava. Abriu 10 pontos de vantagem para seu rival e agora sim dá para dizer que ele colocou uma mão na taça.

2o. Rosberg - 7,0
Fez a pole que era muito importante, correu bem na primeira parte da prova mas perdeu a ponta por conta do carro desequilibrado e não arriscou nada para recuperar a mesma, nenhuma estratégia diferente, simplesmente se conformou. Não pode fazer isso, ele é o franco atirador agora.

3o. Vettel - 8,0
Largou em nono apenas mas chegou no pódio, podia quiçá incomodar as Mercedes se tivesse largado melhor mas o resultado não deixa de ser positivo.

4o. Ricciardo - 6,5
Largou em sexto, a frente de Vettel mas chegou atrás do companheiro de equipe, bem próximos é verdade, não deixou o alemão desgarrar, fez boas ultrapassagens mas ainda assim chegou atrás. A equipe aposta nele o futuro e se quiser mostrar a todos que ele é o cara tem de fazer por onde a partir de agora.

5o. Button - 8,0
Largou em sexto, foi conservador na pista mas arrojado nas estratégias e se não fosse o safety car Button teria ido ao pódio, fez uma prova muito boa, a algum tempo não corria assim.

6o. Bottas - 6,0
Como sempre rápido no treino mas na corrida decepcionou, releva-se um pouco a posição por conta de ser sabido que o carro da Williams é terrível na chuva mas mesmo assim, a pista chegou a ficar em boas condições por um bom tempo e Bottas e nem a equipe reagiram.

7o. Massa - 5,5
Largou em quarto atrás de Bottas e chegou em sétimo, atrás de Bottas, Foi visível que a Williams fez o máximo mas não tinha um bom carro na chuva mas ainda assim Massa perdeu o confronto direto, mais uma vez.

8o. Hulkenberg - 5,5
Discreto na prova mas fez pontos valiosos na disputa contra a Ferrari e a Mclaren.

9o. Vergne - 5,5
Pontos importantes para a sua humilde equipe.

10o. Pérez.- 5,0
Discreto mas chegou atrás de seu companheiro de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...