sábado, 15 de setembro de 2012

Ryan Hunter Ray sensacional em Fontana

 
O piloto da Andretti Racing, Ryan Hunter Reay chegava em Fontana treze pontos atrás do líder do campeonato Will Power da Penske. A única vantagem para o piloto da Andretti era que a prova seria em um circuito oval que sabidamente não é o ponto forte de Power. No fim de semana de treinos ambos mostraram que não seriam capazes de vencer, mas ainda assim as coisas poderiam mudar na corrida.
Power e Hunter Reay largaram apenas na oitava fila e nas posições do fim do grid permaneceram até a primeira rodada de pit stops. Ambos voltaram melhores após o pit stop e claramente Power escoltava Hunter Reay  e dest forma seria campeão. Porém mais um vez Power sozinho se complica no oval e roda batendo no muro e decretando o fim das suas chances de um bom resultado. Para piorar Hunter Reay que estava próximo conseguiu escapar do acidente e evitou que na longa sessão de bandeira verde tomasse uma volta do líder. Power estava inconsolável no pit lane após a prova e após muito trabalho da equipe conseguiu voltar e andar mais onze voltas e ganhar mais dois pontos na classificação. Enquanto isso Hunter Reay começava a trabalhar no carro nas paradas e mesmo sem um carro vencedor poderia talvez chegar entre os cinco primeiros mas precisaria de um pouco de sorte, ou de incompetência dos outros.
Mesmo sem um carro capaz de chegar em quinto o piloto da Andretti se mostrava seguro e enquanto isso Tony Kanaan liderava com autoridade a prova. Rubinho acabou abandonando devido ao estouro do motor e mais um piloto a frente de Hunter Reay saia do caminho. Após mais uma rodada de pits os carros da Ganassi passaram a dominar a etapa mas com outros pilotos correndo por fora pela vitória como Ed Carpenter e Alex Tagliani. A corrida se desenrolava e Hunter Reay ficava fora do quinto lugar que lhe daria o título mas sempre próximo e a espreita de uma chance. A chance quase ocorreu quando Tagliani e Carpenter se tocaram a trinta e uma voltas do fim e Ed teve de fazer malabarismo com o volante para controlar o carro enão bater.
A parte final da prova começava e a Penske tinha mais uma baixa, Ryan Briscoe com problemas bate no muro e abandona a prova. Hunter Reay já estava a frente de seu companheiro de equipe Marco Andretti mas ainda assim teria de ultrapassar mais alguns carros. O piloto não vacila e ganha as posições que precisava na relargada e ainda contou com a sorte de Castroneves estar com problemas no carro e depois com o abandono de Tagliani que estava muito perto de vencer. Franchitti assume a liderança e em segundo lugar seu companheiro de equipe Scott Dixon. Kanaan que caçava Hunter Reay acaba rodando e batendo e chamando a bandeira vermelha a nove voltas do fim. Na relargada, Carpenter surpreende e passa os dois e assume a liderança e vence a prova de maneira sensacional, lá atrás Hunter Ray faz a sua parte e assume o quarto lugar, ele, muito bem escoltado por Marco Andretti ainda se aventurou a perseguir o quarto lugar Takuma Sato e na batalha dos dois, o japonês acabou rodando sozinho atrás de Hunter Reay e batendo forte no muro. Em bandeira amarela e quadriculada a prova termina e Hunter Reay vence um campeonato até certo ponto improvável, era visível a alegria da equipe Andretti e de seu dono Michael Andretti filho do lendário Mário Andretti.
Resta a Will Power amargar pela terceira vez consecutiva o vice campeonato e tentar se aperfeiçoar no ovais e acima disso tudo aprender a controlar as suas emoções dentro de um cockpit pois apesar de ser o piloto mais talentoso em circuitos mistos ele mostra que fraqueja e muito sobre pressão. Imagino que Roger Penske sinta saudades de Rick Mears, Al Unser, Al Unser Jr., Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran e Sam Hornish Jr. que se não me engano foi o seu último campeão.
A Indy infelizmente mostrou o quão fraco está o seu atual nível técnico e que precisa de mudanças não só na reestruturação da categoria mas na escolha de circuitos adequados e que os melhores pilotos tenham acesso a condições de vencer, e quando digo isso me refiro a Franchitti, Tagliani, Barrichello e Kanaan que não possuiram esse ano carros para disputarem em igualdade de condições o título com outros pilotos mais fracos a exemplo do próprio Hunter Reay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...