terça-feira, 11 de setembro de 2012

A sensacional prova de Richmond

 
A prova de Richmond foi uma verdadeira maratona, atraso no início da prova por causa da chuva, paralisações pelo mesmo motivo e reviravoltas dignas de hollywood. Dale Earnhardt Jr. e Jeff Gordon largaram na primeira fila, o piloto do carro 24 precisava vencer para se classificar para o Chase ou chegar a frente de Kyle Busch desde que retirasse a diferença de 13 pontos entre eles. Porém Kyle Busch começou a avançar na prova e Gordon que chegou a liderar algumas voltas começou a ficar bem para trás. Os outros postulantes Logano, Edwards, Newman e Ambrose também não se destacavam o suficiente para vencer a prova e se classificarem. Nesse momento Denny Hamlin destoava dos outros pilotos com um ritmo impressionante, Jeff Gordon viu o seu drama aumentar quando ele levou uma volta do líder.
A chuva começou a cair na volta 124 e todos pararam nos pits, Gordon aproveitou para fazer ajustes mais drásticos no seu carro e ficou para o fim do pelotão. A prova recomeçou e Gordon mostrou que o carro estava melhor e ele lentamente ganhava uma posição por vez, nesse mesmo momento Kyle Busch estava entre os dez primeiros e estava se garantindo no Chase. Na prova Clint Bowyer se aproximava de Hamlin e surpreendia a todos passando o então líder e assumindo assim a primeira posição. Uma nova rodada de pit stops começava após a metade da prova e Jeff Gordon saiu dos pits logo a frente de Hamlin. Hamlin por duas voltas tentou passar Gordon mas o piloto da equipe Hendrick fazia de tudo para não tomar a segunda volta e perder de vez qualquer chance de se classificar. Bowyer em uma disputa com Montoya acaba tendo um pneu furado e roda, a bandeira amarela surge e Jeff Gordon ganha uma sobrevida na prova, nesse ponto Kyle Busch já começava a se preocupar com Ryan Newman pois o piloto da Stewart Hass já estava em condições de brigar pela vitória e se classificar via Wild Card, ou seja, número de vitórias.
A prova recomeça e Denny Hamlin é o líder, Kyle Busch ficava um pouco mais para trás e Jeff Gordon disputava o vigésimo lugar com Carl Edwards para ter direito ao Lucky Dog. A chuva volta a cair na prova e alguns pilotos param nos pits faltando 127 voltas para o fim e outros não. A chuva para, a corrida recomeça e quem parou nos pits se deu melhor, Tony Stewart e Ryan Newman surpreendem a todos e assumem a liderança, o jogo de equipe ocorre e o azarão Newman assume a liderança para desespero de Kyle Busch. Gordon já mesma volta do líder vai ganhando várias posições e se posicionando entre os cinco primeiros. Clint Bowyer e Hamlin mais rápidos do que os carros da equipe Stewart os passam e acabam com os sonhos de Newman de se classificar, Jeff Gordon faltando quarenta e duas voltas para o fim da etapa faz seu último pit stop e quando volta a pista se mostra determinado a passar a todos que estiverem em sua frente. Kyle Busch claramente com problemas de desempenho passava um carro, Gordon passava outro e a disputa entre os dois era clara, um entre os cinco melhores e o outro entre os quinze primeiros. Gordon ganha a posição de Hamlin que parou a oito voltas do fim e passa Mark Martin a seis voltas para o final, Clint Bowyer se arrastando por causa da economia de combustível ainda era o líder. A vitória fica com Bowyer com um carro rápido e uma arriscada estratégia e a dois segundos dele Jeff Gordon, Mark Martin é o terceiro, Stewart é o quarto e Kenseth é o quinto. A dúvida era saber em qual posição iria ficar Kyle Busch, ele que estava em um pelotão que envolvia Kasey Kahne, Jimmie Johnson, Carl Edwards, Marcos Ambrose e Dale Earnhadt Jr. porém o piloto do carro 18 finalizava a corrida em décimo sexto e por três pontos perde a vaga para o Chase. Gordon vibra e se emociona mais do que Bowyer o vencedor da prova, assim os doze que vão disputar o título se formam e Bowyer mostra que será um fator na disputa do título. Quem ficou até as duas da manhã acordado para ver a prova não se arrependeu assim como os espectadores em Richmond pois lá o fuso de horário é de uma hora apenas a menos.
Parabéns a Jeff Gordon e seu chefe de equipe Alan Gustavson pela grande recuperação e não deixa de ser mais interessante ver ele do que Kyle Busch no Chase, um piloto que mostrou mais uma vez não ter cabeça fria e nem estrela nos momentos decisivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AUTOMOBILISMO VIRTUAL - SONHOS E COMPETIÇÃO.

Com o advento da internet, o mundo conheceu uma verdadeira revolução no modo de se relacionar entre as pessoas. O contato não precisava ser ...